MP40

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maschinenpistole 40
Maschinenpistole MP40.jpg
Tipo pistola-metralhadora
Local de origem  Alemanha
História operacional
Em serviço 1939 - 1945
Histórico de produção
Criador Erma Werk
Data de criação 1938
Quantidade
produzida
Mais de um milhão
Variantes MP36, MP38, MP38/40, MP40/I, MP40/II, MP41 e BD38
Especificações
Peso 3.97 kg
Comprimento 630 mm (coronha rebatida)
833 mm (coronha estendida)
Comprimento 
do cano
251 mm
Calibre 9 x 19 mm
Ação Blowback
Cadência de tiro 500 t/m
Velocidade de saída ~380 m/s
Alcance efetivo ~100 m
Sistema de suprimento carregador de 32 munições

A MP40 (Maschinenpistole 40 - Pistola-metralhadora 40) foi uma submetralhadora desenvolvida e utilizada pela Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

História[editar | editar código-fonte]

A MP40 foi descendente da MP38, as diferenças estando no custo de produção. As alterações foram um resultado de vários testes com milhares de MP38 (em serviço desde 1939), utilizadas durante a Invasão da Polónia. As alterações foram incorporadas numa versão intermédia (MP38/40), e mais tarde utilizadas na produção inicial da versão MP40. Mais de um milhão de unidades foram fabricadas de todas versões durante a guerra.

A MP40 era geralmente chamada por Schmeisser, após o nome do desenhista de armas Hugo Schmeisser. Embora Hugo Schmeisser não tivessse desenhado a MP40, mas tivesse ajudado no desenho da MP41 e a Sturmgewehr 44. E também Schmeisser não trabalhava para Erma, mas sim para Haenel. O desenhador da MP38 e MP40 foi Heinrich Vollmer.

Especificações[editar | editar código-fonte]

Uma MP38 pode ser facilmente distinguida de uma MP40, por sua construção em aço usinado, e uma série de outras diferenças, como por exemplo, o carregador ficava à esquerda, e sua coronha em madeira, semelhante às de espingardas, enquanto a MP40, era feita em chapas de aço estampado, carregador na vertical, coronha dobrável. A MP40/II foi uma versão experimental com um carregador de 64 cartuchos.

O design tinha, na forma de estamparia e repuxo, uma tendência para a época, e a finalidade era redução de custos. A sua baixa cadência de fogo,para uma metralhadora de mão, ou submetralhadora, fazia com que esta tivesse uma pontaria mais acertada comparada com a Thompson norte-americana.Não possuía seletor de tiro, sendo somente possível disparo em rajadas (automático). A coronha era dobrável para baixo e para frente, facilitando transporte e uso por tropas paraquedistas. Abaixo do cano, logo próximo a boca, tinha um ressalto, com finalidade diferenciada: quando utilizada por soldados embarcados em veículos blindados,como o SdKfz 251, havia frestas nestes, para executar tiros, e com isto, na possibilidade de haver um solavanco no trajeto, a arma não sairia desta fresta e com isto não ocorreria disparos dentro do veículo, o que seria desastroso. Seu ferrolho era movido telescopicamente, em cinco partes, tendo a mola recuperadora embutida dentro do mesmo, e ao final da parte sustentadora do percussor, havia mais uma mola alojada em haste, para absorver impactos quando em recuo.

A mola do carregador gastava-se rapidamente, fazendo com que a arma encravasse se totalmente cheio com 32 balas. Para contornar o problemas, os soldados carregavam a arma apenas com trinta ou 31 balas.

Variantes[editar | editar código-fonte]

MP32: prótipo de pistola-metralhadora de tiro selectivo e aço maquinado, desenvolvido em 1936;
MP38: versão simplificada da MP36, solicitada pelo Exército Alemão em 1938 e introduzida ao serviço em 1939;
MP38/40: versão intermédia, resultante da alteração da MP38, para facilitar o seu fabrico e a sua segurança;
MP40/I: versão defintiva de produção, com as alterações incorporadas na MP38/40
MP40/II: versão experimental, com um carregador para 64 munições;
MP41: versão híbrida, desenvolvida por Louis Schmeisser, incorporando a caixa de culatra, mecanismo de operação e fixador do carregador da MP40 com a coronha de madeira, gatilho e selector de tiro da MP28
BD38: reprodução semi-automática da MP38, introduzida em 2005

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre MP40