Ma'rib

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ma'rib (em árabe مأرب) é a capital da província (mohafazah) de Ma'rib, no Iêmen, e o centro do reino dos sabeus. Sua população atual é de 16.794 pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

As ruínas da antiga Ma'rib, que está ao norte da cidade atual

O reino dos sabeus era localizado na atual região de Assir, no sudoeste do Iêmen. Os reis sabeus fizeram sua capital em Ma'rib, e ali construíram grandes obras de irrigação, como a represa de Ma'rib, cujas ruínas ainda são visíveis. Também construíram castelos e templos na região, e eram conhecidos como produtores de incenso e mirra.[1]

Em 25 a.C., o prefeito romano do Egito, Aélio Galo, liderou uma expedição a Marib.[2]

O sítio da antiga Ma'rib foi quase que totalmente abandonado durante o século XX. Embora uma pequena aldeia permaneça no local, boa parte dos prédios, feitos com tijolos de argila, de muitos andares, está em ruínas. A atual cidade de Ma'rib fica a cerca de 3,5 quilômetros do centro da cidade antiga.

Atentado de 2007[editar | editar código-fonte]

Em 2 de julho de 2007 um terrorista suicida colidiu um carro cheio de explosivos com um veículo que transportava turistas, que haviam acabado de visitar um templo. Sete turistas espanhóis e os dois guias iemenitas morreram no ataque. As autoridades do Iêmen culparam a Al-Qaeda pelo atentado.[3]

Referências

  1. Age of Faith, p. 156
  2. Chris Scarre, The Penguin Historical Atlas of Ancient Rome (London: Penguin Books, 1995), 9.
  3. Al Jazeera English - News - Al-Qaeda Blamed For Yemen Attack (em inglês)
  • Will Durant (1950). The Age of Faith: A History of Medieval Civilization -- Christian, Islamic, and Judaic -- from Constantine to Dante: A.D. 325-1300, The Story of Civilization, volume IV. Simon and Schuster.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]