Mahmud Ghazan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mahmud Ghazan

Mahmud Ghazan (nome original mongol: Ghazan Khan, 5 de novembro de 127111 de maio de 1304), foi o sétimo governante do Ilcanato no Irã entre 1295 a 1304.

Ghazan era o filho de Arghun e uma mãe cristã. Durante sua juventude, ao ladode seu irmão Oljeitu, ele era um seguidor do budismo, a qual era a religião dominante do Ilcanato nos primeiros anos.

Conversão ao Islamismo[editar | editar código-fonte]

No entanto, em 1292, sob o conselho de Rashid al-Din, Ghazan se converteu ao Islamismo Sunita. Junto de se sua conversão, Ghazan mudou seu primeiro nome para o nome árabe Mahmud.

Até essa data, sob o reinado dos khans posterioes a Hulagu, a maioria muçulmana era oprimida diante dos Imperadores Budistas, os quais promoviam em seu reino o Budismo Tibetano e o Nestorianismo. No entanto, com a conversão de Ghazan, o Islã novamente ascendeu, e budistas e cristãos passaram a ser perseguidos.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Após tomar o poder de Baydu em 1295, Ghazan destruiu templos budistas e obrigou os budistas de seu domínio a se converterem ao Islã ou irem embora. Os cristãos também foram perseguidos. Mesmo com sua conversão, Ghazan estimulou a cultura original arcaica mongol a florecer. Também tolerou os xiitas.

Após o falecimento de Kublai Khan em 1294, Ghazan passou a se denominar Khan, ao contrário de seus antecessores que se denominavam Il-khans, dessa forma rompendo com todo e qualquer laço com o Grão-Canato na China e suas influências.

No plano externo Ghazan empreendeu novas campanhas contra os mamelucos na Síria em 1299, 1301 e 1304. Na primeira investida, após sucessos iniciais, tendo Damasco sendo destruída pelos mongóis, foi detido na Batalha de Wadi al-Khazandar. As outras duas expedições foram igualmente mal-sucedidas.

Morte e sucessão[editar | editar código-fonte]

Faleceu em 1304, sendo sucedido por seu irmão Oljeitu, o qual continuou com a adoção do Islã, e depois por seu sobrino Abu Sai'd e sobrinha Sati Beg. Sua principal esposa durante sua vida foi Kökechin.

Precedido por
Baydu
Ilcanato
12951304
Sucedido por
Oljeitu