Majeerteen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Majeerteen (em Somali: Majeerteen, em árabe: ماجرتين, Muhammad Harti Amaleh Abdi Muhammad Abdirahman Jaberti; também escrito Majerteen, Macherten, ou Majertain[1] ) é um clã somali. Os seus membros fazem parte da confederação Harti dos sub-clãs Darod, e habitam principalmente a região de Puntland no nordeste da Somália.

O Sultanatos Majeerteen desempenharam um papel importante na era pré-independência. O clã já produziu dois presidentes e três primeiros-ministros desde 1960, bem como um sultão e um Rei (Boqor). Os Majeerteens também possuiram muitos outros postos importantes no governo nos anos 1960 e início dos anos 1970, e continuam a desempenhar um papel fundamental em Puntland.

Território[editar | editar código-fonte]

Os membros Majeerteen habitam principalmente o norte de Bari, Nugaal e regiões de Mudug em Puntland. Outros também podem ser encontrados nas regiões de Kismayo e Wardheer da Somália e da Etiópia, respectivamente.

Árvore do clã[editar | editar código-fonte]

Não há nenhum acordo claro sobre o clã e as sub-estruturas do clã e muitas linhagens são omitidas. A lista a seguir é baseada em Conflict in Somalia: Drivers and Dynamics de 2005 do Banco Mundial e na publicação do Home Office do Reino Unido , Somalia Assessment 2001.[2] [3]

  • Darod (Daarood)

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]