Martirológio Jeronimiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Martyrologium Hieronymianum)
São Jerônimo, de El Greco

Martirológio Jeronimiano[1] ou Martirológio de Jerônimo (em latim: Martyrologium Hieronymianum) constitui o mais antigo catálogo dos mártires cristãos da Igreja Católica. Deve o seu nome ao fato de ter sido atribuído a São Jerônimo.

O autor, todavia, é um anônimo do século V, que teria vivido entre Milão e Aquileia, e que lançou mão de um martirológio siríaco da segunda metade do século IV — provavelmente o Martirológio de Nicomédia, escrito entre 360 e 411 —, tendo feito uso também do Cronógrafo de 354 e de um martirológio africano.

Há duas resenhas sobre o Martirológio Jeronimiano: uma itálica, de uso litúrgico e de edificação, e outra gálica, datada do final do século VI e que teve grande difusão e enriquecimentos diversos nas várias províncias da França.

O Martirológio Jeronimiano foi publicado pelos bolandistas Hippolyte Delehaye e Henri Quentin em Bruxelas na Acta Sanctorum em 1931: mesmo dando origem a graves problemas críticos, continua sendo um documento primário da História da Igreja.

Referências

  1. Santos 1964, p. 168.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Hippolyte Delehaye, Commentarius perpetuus in Martyrologium Hieronynianum ad recensionem H. Quenti, in Acta Sanctorum XXIV Novembre 11, II (Bruxelas, 1931)
  • Santos, Domingos Maurício Gomes dos (1964). Brotéria. [S.l.]: Brotéria 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]