Michelozzo Michelozzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Palazzo Medici Riccardi visto da Via Cavour.

Michelozzo di Bartolommeo, ou Michelozzo Michelozzi (13967 de Outubro de 1472)[1] , foi um arquitecto e escultor italiano de Florença, sendo aprendiz de Donatello.

Como escultor trabalhava sobretudo o mármore, o bronze e a prata. A estátua do jovem São João sobre a entrada da Duomo em Florença, em oposição ao Baptistério em Florença, foram criados por Michelozzo; também esculpiu uma bela estátua de São João Baptista em prata no altar-mor da Igreja de San Giovanni.

Em 1428, juntamente com Donatello, ergueu um púlpito ao ar livre na esquina da Catedral de São Estefano em Prato. O magnífico Palazzo Medici Riccardi em Florença, construído por Cosimo, foi projetado por Michelozzo; é um dos mais notáveis empreendimentos arquitectónicos do séc XV, no qual as capacidades e gosto da arquitectura se combinam com uma leveza delicada, com características tanto do Gótico prematuro italiano, como do estilo clássico rigoroso.

O grande amigo e mecenas de Michelozzo, Cosme de Médici, acompanhou a Veneza em 1433 durante em curto período. Foi aí que Michelozzo construiu a Biblioteca de San Giorgio Maggiore, entre outros.

Referências[editar | editar código-fonte]