Mike Melvill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Melvill recebendo suas asas de astronauta.

Michael Winston "Mike" Melvill (Joanesburgo, novembro de 1941) foi o primeiro astronauta privado comercial da história, piloto do vôo inaugural da nave SpaceShipOne, construída com recursos privados para conquistar o Prêmio Ansari (Ansari X-Prize) de 10 milhões de dolares, instituído pela empresária e turista espacial Anousheh Ansari, destinado ao primeiro projeto não-governamental capaz de levar o homem aos limites do espaço. Melvill conseguiu a façanha pela primeira vez na manhã de 21 de junho de 2004.

Nascido na África do Sul e estabelecido com a família na Grã-Bretanha, Melvill mudou-se para os Estados Unidos nos anos 70 e tornou-se cidadão norte-americano em seguida.

Mike tem 24 anos de experiência como piloto de testes, cerca de 7000 horas de vôo em 130 tipos diferentes e aeronaves e é o vice-presidente da Scales Composites, empresa responsável pelo projeto de desenvolvimento da SpaceShipOne. Também possui nove recordes da aviação em diversas categorias e foi um dos pilotos do Voyager, avião construído para dar a a volta ao mundo sem parada para reabastecimento.

Após seu vôo fora dos limites da gravidade terrestre, Melvill recebeu oficialmente em cerimônia as asas de astronauta, as primeiras concedidas a um piloto de um programa espacial não-governamental.

Ver também[editar | editar código-fonte]