SpaceShipOne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SpaceShipOne em exposição no Museu do Ar e Espaço (Washington, D.C., EUA).

SpaceShipOne - é uma nave espacial experimental da empresa Scaled Composites. A Scaled Composites é financiada exclusivamente por fundos privados. A nave foi desenvolvida por Burt Rutan e que conquistou o prémio "ANSARI X PRIZE". A 21 de junho de 2004 fez o primeiro voo espacial humano com fundos privados.

Correram rumores [carece de fontes?] em todo o mundo nos dia 21 e 22 de outubro de 2006, que a Google teria comprado a SpaceShipOne, já que colocou em sua sede, o GooglePlex, uma réplica em escala 1x1 da nave que ficará no setor 43. A empresa não divulgou por que comprou a réplica. Atualmente, a SpaceShipOne está em exposição permanente no Smithsonian National Air and Space Museum (Museu do Ar e Espaço).[1]

Vôos espaciais[editar | editar código-fonte]

O primeiro voo do SpaceShipOne, voo 11P, ocorreu a 17 de dezembro de 2003, no entanto este não atingiu o espaço ficando a apenas 20.7 Km de altitude. O primeiro voo espacial da nave, voo 15P, foi em 21 de junho de 2004. Neste voo sub-orbital, o astronauta Mike Melvill, depois de atingir o espaço, abriu um saco de confeitos de chocolate e ficou a olhar para elas enquanto pairavam no ar. A SpaceShipOne conquistou o X PRIZE ao atingir os 100 km de altitude em dois vôos consecutivos com apenas uma semana de diferença (em 29 de setembro e 4 de outubro de 2004), sendo financiado apenas por fundos privados.

SpaceShipOne

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Os custos de desenvolvimento e construção do SpaceShipOne, apesar de não serem de conhecimento público oficial, estão estimados numa média de 20 milhões de dólares americanos (um valor um pouco menor em euros), o dobro do valor do prémio ANSARI X PRIZE. Paul Allen, um co-fundador da Microsoft, é o único financiador do projeto.

Características[editar | editar código-fonte]

A SpaceShipOne foi desenhada para ser um aeronave suborbital, o que quer dizer que irá atingir altitude suficiente para atingir o espaço mas não a velocidade suficiente para manter-se em órbita. Foi construída para exceder 100 km de altitude, que é a definição internacional para a fronteira do espaço e logo para ganhar o X Prize.

Usa um motor de foguete híbrido, usando combustível de borracha sólida com Óxido nitroso líquido (N2O), também conhecido como protóxido de azoto, protóxido de nitrogénio ou popularmente gás do riso.

Entretanto, apesar do notório investimento e utilização de tecnologias consideradas modernas, ainda é impulsionada por fogo, que foi descoberto pelo homem pré-histórico.

O primeiro estágio é o propulsor White Knight, que leva o segundo estágio, uma nave espacial suborbital designada de SpaceShipOne, para uma alta altitude, onde é largada e lançada do ar.

Para a reentrada, as asas podem ser giradas sobre o eixo de horizontal para quase vertical, oferecendo estabilidade.

O cockpit tem espaço para três pessoas, o piloto e dois passageiros. Mantém uma atmosfera respirável pressurizada para imitar a pressão ao nível do mar e os passageiros não precisam de usar fatos de astronauta.

White Knight transportando a SpaceShipOne em seu último vôo (29 de Setembro de 2004).
SpaceShipOne pousando em 21 de Junho de 2004 depois de seu voo espacial.

Voos de teste[editar | editar código-fonte]

A 1 de Abril de 2004, a Scaled Composites recebeu a primeira licença para voos espaciais pilotados atribuída pelo departamento americano de transportes. Com esta licença, a empresa pode realizar voos de teste por um período de um ano. O voo 15P também é considerado um voo de teste.

Todos os voos do SpaceShipOne foram feitos a partir do Mojave Airport Civilian Flight Test Center.

Os pilotos de testes para o projecto SpaceShipOne foram Brian Binnie, Peter Siebold, Mike Melvill e Doug Shane.

Voos de teste do SpaceShipOne
Voo Data Top Mach Altitude Piloto
11P 17 de Dezembro de 2003 Mach 1.2 20.7 km Brian Binnie
13P 8 de Abril de 2004 Mach 1.6 32.0 km Peter Siebold
14P 14 de Maio de 2004 Mach 2.5 64.4 km Mike Melvill
15P 21 de Junho de 2004 Mach 3.2 100.1 km Mike Melvill
16P 29 de Setembro de 2004 Mach 3.5 110.9 km Mike Melvill
17P 4 de Outubro de 2004 Mach 3.5 120.0 km Brian Binnie


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre SpaceShipOne