Molaridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Química A Wikipédia possui o:
Portal de Química

Molaridade ou concentração molar ou concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria é a razão da quantidade de matéria do soluto (mol) pelo volume de solução (em litros), expressa na unidade mol/L (molar).


M = \frac{n}{V}


onde M é a molaridade, n é a quantidade de matéria (antigamente dita "número de mol") e V é o volume da solução. A unidade comum está dada em mol/L.


Quantidade de matéria ou número de mols (n) é a relação entre a massa do soluto (m) (em gramas) e a massa molar (MM) da substância (em g/mol):


n = \frac{m}{MM}


Juntando as duas equações, temos a forma expandida:


M = \frac{m}{MM \times   V}


Fração em mols ou fração molar[editar | editar código-fonte]

Fração em mols ou fração molar do soluto, em uma solução, é o quociente de mols do soluto e a quantidade total de mols na solução (soluto + solvente):

X₁ = n₁ / n

Assim, por exemplo, se tivermos 2 mols de soluto e 6 mols de solvente, teremos 8 mols no total e diremos que: • A fração em mols do soluto é 2:8 = 0,25. • A fração em mols do solvente é 6:8 = 0,75. A fração molar não tem unidade (é um número puro - adimensional - e varia entre zero e um (0<x<1)

É fácil perceber que, se multiplicarmos x1 e x2 por 100, teremos as porcentagens em mols do soluto e do solvente na solução. Segundo o exemplo dado, teremos: 25% do soluto, em mols, e 75% do solvente em mols.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.