Mosca-varejeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMosca-varejeira
Dermatobia hominis

Dermatobia hominis
Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Família: Oestridae
Calliphoridae
Sarcophagidae

Mosca-varejeira é a designação comum a diversas moscas, de várias famílias (Calliphoridae, Oestridae, Sarcophagidae). São insetos dípteros; seu nome se deve ao fato de seus ovos serem conhecidos pelo termo "vareja".

Também são conhecidas como biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, mosca-vareja, beronha, varejeira, brinjeira, moscas-do-berne ou moscas-berneiras.

Características[editar | editar código-fonte]

Estágio larval

São moscas de grande tamanho, geralmente possuem uma coloração verde azulado metálico, possuem aparelhos bucais atrofiadas, o ovopositor não é visível; depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição. A larva é parasita obrigatório, mas os adultos são de vida livre.

Parasitas obrigatórios da pele de mamíferos quando na fase larvas, os adultos tem vida livre; causam no hospedeiro uma miíase, infecção parasitária devida à infestação dos tecidos ou cavidades do corpo por larvas de insetos.

Algumas espécies (Dermatobia hominis) depositam por lesão uma única larva esbranquiçada conhecida por berne, produzindo uma miíase nodular cutânea; outras espécies (Cochliomyia hominivorax) depositam vários ovos, ocasionando inúmeras larvas na lesão denominada bicheira.

Causam grande perda econômica; é um dos principais ectoparasitas de gado bovino na região que se estende do México até à Argentina; causam infecções, perda de peso, baixa produção leiteira, morte de bezerros e comprometimento da qualidade do couro.

É também um problema de saúde pública porque, parasita animais domésticos e o homem. As moscas que produzem o berne não depositam seus ovos diretamente no hospedeiro, necessitam que outros insetos os veiculem até a vitima. Já as que produzem bicheira depositam seus ovos diretamente sobre a ferida da vítima.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

GOMES, P. R.; KOLLER, W. W.; GOMES, A.; CARVALHO, C. J. B.; ZORZATTO, J. R. Dípteros Fanniidae sinantrópicos em Campo Grande, MS: espécies e importância na disseminação de Dermatobia hominis (Diptera: Cuterebridae).