Moscato embrapa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moscato embrapa
Espécie: híbrida (75% Vitis vinifera)[1]
Origem: Rio Grande do Sul
 Brasil[1]
Cor da uva: branca[1]
Cor do vinho: branco[2]

Moscato embrapa é uma cultivar de uva híbrida contendo 75 por cento de Vitis vinifera em sua constituição genética. É uma uva do tipo moscatel. Foi criada pela Embrapa Uva e Vinho para cultivo no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, mas também é recomendado seu cultivo em outros estados brasileiros, como Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. É resistente à podridão nobre causada pelo fungo Botrytis cinerea[1].

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 1997[3] pela Embrapa Uva e Vinho como alternativa para a produção de vinhos aromáticos de mesa nas condições ambientais do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, mas seu cultivo também é viável nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pernambuco, no Brasil[1].

Utilização[editar | editar código-fonte]

É usada na fabricação de vinho branco[1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f Catálogo de produtos e serviços da Embrapa. Disponível em http://www.catalogosnt.cnptia.embrapa.br/catalogo20/catalogo_de_produtos_e_servicos/arvore/CONTAG01_541_26112006103412.html. Acesso em 5 de janeiro de 2013.
  2. Site da Vinícola Góes. Vinho de mesa branco suave. Disponível em http://www.vinicolagoes.com.br/produtos1.html. Acesso em 5 de janeiro de 2013.
  3. MAIA, J. D. G. e CAMARGO, U. A. Sistema de produção de uvas rústicas para processamento em regiões tropicais do Brasil. Dezembro de 2005. Disponível em http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvasRusticasParaProcessamento/cultivares.htm. Acesso em 5 de janeiro de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.