Mundo da Leitura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mundo da leitura)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mundo da Leitura
Informação geral
Formato Seriado
Duração 25-26 min.
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Exibição
Transmissão original 10 de janeiro de 2005– presente
N.º de temporadas 17 (até o momento)
N.º de episódios 1.517

Mundo da Leitura é um programa infantil de televisão produzido pelo Canal Futura em parceria com a Universidade de Passo Fundo. O programa estreou em 10 de janeiro de 2005 e é ambientado numa biblioteca homônima ao nome da série da qual várias crianças visitam para lerem.

No programa são exibidos vários quadros educativos muitos deles voltados a incentivarem as crianças a leitura. Além dos quadros também possui uma história da qual narra as aventuras do gato leitor Gali-Leu e seus amigos em tentarem proteger o Mundo da Leitura da vilão Ratazana. Toda história foi baseada no livro Dia de Gato de Paulo Becker e adaptada para o programa.

Sobre a história[editar | editar código-fonte]

Mostra a vida de Gali-Leu, um jovem gato leitor aficionado por livros que um dia se mudou pro Mundo da Leitura onde lá faz amizade com os funcionários Natália e Mil Faces e se apaixona pela gata Borralheira.

A história da série começa tempos depois da chegada dele ao Mundo da Leitura quando ele conhece um rato chamado Reco-Reco e se torna amigo dele sem saber que ele na verdade era o comparsa de uma vilã chamada Ratazana, que queria manipulá-lo para poder se apoderar do Mundo da Leitura. Porém não demora muito e Borralheira começa a desconfiar dele. Nisso Ratazana engana Borralheira dizendo que o Gali-Leu já estava comprometido com outra fazendo ela querer fugir, mas logo tudo se resolve e os dois voltam a ficar juntos, sem contar que Borralheira descobre toda farsa da vilã.

Tempos depois Gali-Leu começa a jogar dominó e Reco-Reco sobre as ordens de Ratazana o leva a um estranho casino conhecido como "Bar dos Mandriões" onde acaba bebendo uma poção feita por Ratazana para deixar de amar a Borralheira, o que acaba fazendo ela querer fugir de novo. Nisso Mil Faces tenta investigar o caso e se disfarça de vampiro para poder entrar no tal bar e descobre toda a farsa da Ratazana. Ele chama a polícia para prender a vilã e Borralheira por sua vez quebra o encanto de Gali-Leu com um beijo.

Depois de ir pra cadeia Ratazana é liberada e começa a fingir se passar por boa e ganhar cada vez mais fama e dinheiro ao montar uma ONG para ajudar os ratos da sibéria, mas logo é desmascarada por Borralheira voltando mais uma vez a ser má. Nisso Gali-Leu e Borralheira decidem se casar para assim não poderem se separar mais. Ratazana tenta impedir o casamento mandando Reco-Reco mostrar uma imagem falsa do Gali-Leu beijando outra gata, mas o jovem rato acaba se arrependendo e come a foto.

Tempos depois de estarem casados Gali-Leu decide começar a trabalhar como escritor indo atrás de uma editora que pudesse publicar seu livro, enquanto que Borralheira começa a se preocupar na relação deles e na vinda de seus futuros filhos. Enquanto isso Ratazana querendo ganhar dinheiro cria um website de previsões mudando seu nome para "Cassandra" e tentando atrair Borralheira mais uma vez pra sua armadilha através de seu site. Ela consegue atraí-la juntamente com Gali-Leu na jogada. Enquanto ela engana Gali-Leu fazendo-o não poder publicar seu livro, ela manda Borralheira dar um chá para Gali-Leu não gostar mais dela novamente. No final eles descobrem o plano maligno da Ratazana e seu site acaba falindo, enquanto que Borralheira fica grávida de gêmeos.

Logo nascem os filhos de Gali-Leu e Borralheira que recebem os nomes de Alberto e Alice. Eles rapidamente crescem e passam a ir a escola. Porém Ratazana retorna e os engana se passando por uma mestra jedi fazendo seus pais ficarem preocupados até Ratazana criar um portal mandando Alberto para um lugar bem longe da cidade até Borralheira o encontrar. Eles mandam Mil Faces investigar o caso e Ratazana é mais uma vez desmascarada.

Após isso as histórias passam a ser focadas no cotidiano de Alberto e Alice passando por temas como bullyng, obesidade, estudos, entre outros desafios de infância.

O Mundo da Leitura[editar | editar código-fonte]

O Mundo da Leitura é um bairro onde moram Gali-Leu e Borralheira. Também mostra seus melhores amigos, Nathália, melhor amiga de Borralheira e Mil-Faces, o melhor amigo de Gali-Leu. Eles vivem em um mundo cercado de livros.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gali-Leu (Solano Moreira): Um gato laranja, que não come ratos, e adora ler e é um ótimo leitor, se casa com Borralheira e seu maior sonho é se tornar um escritor de sucesso, e publicar o seu livro.
  • Borralheira (Lídia Bontempo): Uma gata branca, que se casa com Gali-Leu e tudo o que ela quer é ter um filho com Gali-Leu. Ela nasceu e cresceu na rua e adora capoeira, e é a melhor amiga de Nathália.
  • Ratazana (Zoraida Barbosa): Uma rata perversa, que tudo o que quer é estragar as chances de Gali-Leu se tornar um escritor de sucesso. Ela junto com seu capanga, Reco-Reco, aprontam e tudo o que Ratazana quer é dominar o mundo dos livros, e ser uma "Rainha dos Livros".
  • Reco-Reco (Carlos Mello): É um rato gago, capanga de Ratazana, e é bobo e ingênuo, que obedece tudo que a Ratazana manda, e não é necessariamente mal, já que gosta também de fazer o bem.
  • Nathália (Natália Bohrer Grazziotin): A Melhor amiga de Borralheira. Ela e Mil-Faces são os únicos humanos no enredo.
  • Mil-Faces (Giancarlo Camargo): É um palhaço, o melhor amigo de Gali-Leu. Ele e Nathália são os únicos humanos no enredo.
  • Alberto e Alice: São os filhos gêmeos de Gali-Leu e Borralheira nascidos temporadas depois no programa. Alberto se assemelha-se mais com o pai também sendo laranja só que usando óculos, já Alice se assemelha-se com a mãe também sendo branca.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

  • Cada capítulo tem 30 minutos, com intervalos. Os capítulos podem ser diferentes, já que muitos capítulos são apenas com os capítulos, e outros são desafios e brincadeiras.
Temporadas Quantidade Data do Início Data do Final
120 capítulos 10 de janeiro de 2005 24 de junho de 2005
115 capítulos 5 de dezembro de 2005 12 de maio de 2006
110 capítulos 15 de maio de 2006 20 de outubro de 2006
130 capítulos 23 de outubro de 2006 30 de março de 2007
125 capítulos 2 de abril de 2007 9 de novembro de 2007
119 capítulos 12 de novembro de 2007 9 de maio de 2008
124 capítulos 12 de maio de 2008 7 de novembro de 2008
120 capítulos 10 de novembro de 2008 8 de maio de 2009
109 capítulos 11 de maio de 2009 30 de outubro de 2009
10ª 105 capítulos 2 de novembro de 2009 7 de maio de 2010
11ª 220 capítulos 11 de maio de 2010 8 de outubro de 2011
12ª 12 de outubro de 2011 2012
13ª 2012 2012
14ª 23 de maio de 2012 23 de janeiro de 2013
15ª 2013 2014
16ª 2014 9 de maio de 2014
17ª 12 de maio de 2014

Desafios do Capítulo[editar | editar código-fonte]

  • Cada capítulo tem 3 partes e antes que cada parte acabe, aparece uma pergunta para o telespectador (intitulada Com a pulga atrás da Orelha) relacionada a livros, como, por exemplo: Quem é o autor?, Em que ano foi lançado?, etc.
  • Em capítulos especiais, com desafios e brincadeiras, há um desafio entre dois times, que tem um tempo exato para responder todas as perguntas. Vence quem tiver mais pontos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]