Museu Nórdico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

59° 19′ N 18° 05′ E

O edifício do Nordiska museet visto de Skansen

O Museu Nórdico (em sueco: Nordiska museet), está situado na ilha de Djurgården em Estocolmo, capital da Suécia, e é um museu dedicado à história do povo sueco e à sua cultura desde finais da Idade Média até à época contemporânea. A visita é gratuita até aos 18 anos e para os adultos o valor é de 60 coroas suecas (em 2008).

Foi fundado no início do século XIX por Artur Hazelius, que fundou também o museu ao ar livre de Skansen. Estes dois museus formavam inicialmente parte do mesmo projecto e autonomizaram-se em 1963. Os objectos apresentados em Skansen são ainda hoje propriedade do Museu Nórdico.

Propunha-se representar a cultura de toda a Escandinávia, mas Hazelius teve de se limitar unicamente à Suécia. As exposições apresentam vários aspectos da vida na Suécia segundo os tempos, e para os diversos estratos sociais. Tem como temas a tratar os do artesanato, as tradições culturais, a gastronomia, o habitat humano, os brinquedos, os trajos, etc.

O edifício que albergava o museu foi concebido por Isak Gustaf Clason e construído entre 1888 e 1907. Os planos iniciais eram muito mais ambiciosos e previam um edifício quatro vezes maior. Inspira-se na arquitectura do Renascimento dinamarquês, do qual o castelo de Frederiksborg é a obra culminante.

O horário do Museu Nórdico para visitas: segunda a sexta das 10:00 às 16:00, sábados e domingos das 11:00 às 17:00.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]