Mycroft Holmes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mycroft Holmes, como imaginado por Sidney Paget em the Strand Magazine

Mycroft Holmes é o irmão mais velho do famoso detetive Sherlock Holmes, personagem fictício criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Segundo o próprio Sherlock Holmes, seu irmão Mycroft não somente é mais brilhante do que ele próprio, como também possui um senso de observação e de dedução muitas vezes superior ao seu.

No entanto, Mycroft é incapaz de levar a cabo uma investigação como as que seu irmão Sherlock enfrenta e soluciona. Segundo Sherlock, faltam-lhe a energia e a convicção para isso:

Cquote1.svg ...ele não tem nem energia, nem ambição. Ele não se incomodará a ponto de sair da sua rotina para verificar suas próprias soluções, e preferirá se considerar errado a ter que provar que está certo. Diversas vezes submeti-lhe um problema e recebi uma explicação que, mais tarde, se comprovou correta. E, mesmo assim, ele se mostrou incapaz de analisar os pontos práticos do problema.. Cquote2.svg
Sherlock Holmes, falando sobre o irmão em "A aventura do intérprete grego"

Mycroft apareceu e foi mencionado em ao menos quatro histórias por Doyle:

Além de ter aparecido na continuação do filme de 2011, Sherlock Holmes: A Game of Shadows. Ele foi interpretado pelo ator Stephen Fry.

Em The Moon Is a Harsh Mistress[editar | editar código-fonte]

Na novela The Moon is a Harsh Mistress (Revolta na Lua) de 1967 de Robert A. Heinlein, Mycroft Holmes é um computador autônomo encarregado de controlar os sistemas vitais, entre outras coisas, de uma penitenciária lunar (ou Luna). O computador, também chamado de "Mike", acaba colaborando com personagens envolvidos em uma revolução para libertar Luna, e acaba tendo um papel importante na vitória final contra a Autoridade Lunar na Terra. Mike era um "Highly Optional, Logical, Multi-Evaluating Supervisor" ou um modelo HOLMES IV.

Ver também[editar | editar código-fonte]