Neolatim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de inglês. Ajude e colabore com a tradução.

O neolatim (também latim moderno ou novo latim) é uma versão de latim estabelecida por estudiosos do fim da Idade Média, que era utilizado para fins científicos, no qual são empregados progressivamente, sem distinção, elementos da língua grega e de outras línguas sob formas alatinadas. O neolatim hoje, usa-se principalmente na linguagem científica internacional, cladística e sistemática. O termo fez-se popular a finais da década de 1890 entre linguistas e científicos de fala inglesa.

Inscrição neolatina na fachada da Universidade de Salamanca, comemorando a visita do Príncipe Akihitus e a Princesa Michika do Japão.

O termo "neolatim" é empregado para descrever o uso do latim para qualquer finalidade, científica ou literária, depois do Renascimento (por isso é que se toma como referência o ano 1600).

Eras do latim
—75 a.C.    75 a.C. – 200    200 – 900    900 – 1300    1300 – 1500    1500 – presente   1900 – presente
Latim antigo    Latim clássico    Latim tardio    Latim medieval    Latim renascentista   Neolatim    Latim contemporâneo
Ver também: História do latim, literatura latina, latim vulgar, latim eclesiástico, línguas românicas, Corpus Inscriptionum Latinarum