Nepociano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nepociano
Usurpador do Império Romano
Centenionalis-Nepotianus-rome RIC 200.2.jpg
Centenional de Nepociano com a legenda "augusto".
Governo
Reinado 3 de junho de 35030 de junho de 350 (contra o usurpador Magnêncio)[1]
Antecessor Constâncio II
Sucessor Constâncio II
Dinastia Dinastia constantiniana
Vida
Morte 30 de junho de 350[1]
Roma
Pai Vírio Nepociano
Mãe Eutrópia

Flávio Júlio Nepociano (em latim: Flavius Iulius Popilius Nepotianus Constantinus) foi um membro da Dinastia constantiniana e um usurpador romano por um breve período, governando na cidade de Roma por apenas vinte e oito dias até Marcelino, general do também usurpador Magnêncio, acabar com a sua vida[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Nepociano era filho de Eutrópia, meia-irmã do imperador Constantino I[2] , e de Vírio Nepociano. Por parte de mãe, era neta do imperador Constâncio Cloro e de Flávia Maximiana Teodora, da dinastia constantiniana.

Após a revolta de Magnêncio, Nepociano autoproclamou-se imperador e invadiu Roma à frente de um grupo de gladiadores em 3 de junho de 350[2] . Depois de tentar resistir sem sucesso à frente de uma força pouco disciplinada de cidadãos romanos, o derrotado prefeito urbano (ou Anício ou ainda Aniceto), aliado de Magnêncio, fugiu.

Magnêncio imediatamente enfrentou a situação enviando o seu mestre dos ofícios de confiança, Marcelino para Roma[2] . Segundo o historiador Eutrópio, Nepociano morreu combatendo em 30 de junho, sua cabeça foi posta numa lança e desfilada ao redor da cidade[2] . Nos dias seguintes, durante a perseguição aos aliados do finado usurpador, Eutrópia e muitos senadores foram assassinados.

Referências

  1. a b c DiMaio, Michael. Nepotian (350 A.D.) (em inglês). De Imperatoribus Romanis.
  2. a b c d Eutrópio X.11

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nepociano