Constâncio II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Constâncio
Imperador romano
Bust of Constantius II (Mary Harrsch).jpg
Busto de Constâncio II,
Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia
Governo
Reinado 337-361
Antecessor Constantino I
Sucessor Juliano, o Apóstata
Dinastia Dinastia constantiniana
Vida
Nome completo Flavius Iulius Constantius
Nascimento 7 de agosto de 317
Sírmio, Panônia
Morte 3 de novembro de 361 (44 anos)
Mopsuéstia, Cilícia
Cônjuges
Filha de Júlio Constâncio
Eusébia
Faustina
Filhos Com Faustina:
Flávia Máxima Constância
Pai Constantino I
Mãe Fausta

Flávio Júlio Constâncio (em latim: Flavius Iulius Constantius; 7 de Agosto de 317 (1697 anos) - 3 de novembro de 361), segundo filho de Constantino, o Grande (r. 306–337), com sua segunda esposa, Fausta, governou o Império Romano do Oriente, em Constantinopla, de 337 a 361. Após a morte de Constantino I, o Império Romano foi dividido em três regiões administrativas diferentes e governado por seus três filhos. O mais velho, Constantino II, governou a parte Ocidental, que abrangia a Hispânia e a Gália, com capital em Augusta Treveroro (atual Tréveris). Constante I, o terceiro filho, governou a parte central (Itália e Ilíria), com capital em Mediolano (atual Milão).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Constâncio II nasceu a 7 de agosto de 317 em Sirmio na Panónia, segundo filho do imperador romano Constantino I e de Fausta, e recebeu o nome de seu avô paterno, o imperador tetrarquico Constâncio Cloro. Constantino e Fausta tiveram outros dois filhos, Constantino II e Constante I, e duas filhas, Constantina e Helena.[1]

A 13 de Novembro[2] de 324, na Nicomédia, Constâncio foi elevado à categoria de César, com a idade de sete anos; dois anos depois, realizou o seu primeiro consulado, juntamente com seu pai. Quando Constantino II foi enviado por seu pai para lutar na fronteira do Danúbio, em 332, Constâncio foi enviado para governar a Gália; o irmão mais velho obteve uma vitória sobre os Godos que também permitiu a Costâncio reivindicar o título de Germanicus maximus (a prática de assumir títulos obtidos de colegas governantes, de origem tetrarquica, permitiu-lhe obter o título de Sarmaticus maximus após a vitória de Constante sobre Sármatas em 338). [3]

Divisão do Império romano entre os quatro césares, de maio a setembro de 337, entre a morte de Constantino I e a elevação a augusto dos seus três filhos.
  Constâncio II


Precedido por
Constantino I, o Grande
SPQRomani.svg
Imperador romano
(co-imperador, junto com
Constantino II e Constante I)

337 — 361
Sucedido por
Juliano
Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  1. Cameron, Averil. The Cambridge Ancient History - Volume XIII The Late Empire 337-425. [S.l.]: Cambridge University Press, 1925. p. 11-32. ISBN 0-521-30200-5..
  2. AE 1937, 119. Anche la data dell'8 novembre è stata proposta (Lendering).
  3. Jona Lendering. [livius.org Constantius II]. Visitado em 2 de janeiro de 2015.