Fórum de Trajano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Fórum de Trajano, no centro, com os mercados.

O Fórum de Trajano é o último (cronologicamente) dos fóruns imperiais da Roma Antiga., construído a mando do imperador Trajano com os despojos de guerra da conquista da Dácia (106 d.C.). O Fasti Ostiensi refere que o fórum foi inaugurado em 112 d.C., enquanto que a coluna de Trajano foi inaugurada a 113 d.C..

Para a construção deste monumental complexo, onde se podem ainda encontrar os mercados de Trajano, foram necessárias extensas escavações, que resultaram na remoção parcial de partes dos montes Quirinal e Capitólio, que fechavam o vale ocupado pelos fóruns imperiais em direcção ao Campo de Marte.

Presume-se que as escavações tenham sido iniciadas sob o reinado de Domiciano, embora o projecto do fórum tenha sido atribuída na íntegra ao arquitecto Apolodoro de Damasco, que acompanhou o imperador Trajano nas campanhas na Dácia.

Durante a construção, vários outros projectos decorriam em paralelo: os mercados, o Fórum de César (onde foi construída a Basílica Argentária), e a remodelação do Templo de Venus Genetrix.