Cúria Júlia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cúria Júlia
Local Regione VIII Forum Romanum
Construído em 44 a.C.
Construído por/para Júlio César
Tipo de estrutura Templum
Artigos relacionados Estruturas:

Rostra, Cúria Hostília, Lapis Niger, Templo de Felicitas

Políticos:

Cícero, Caio Graco, Júlio César

Assembleias:

Senado romano, comitia curiata

Curia Julia está localizado em: Roma
Curia Julia

A Cúria Júlia (em latim: Curia Iulia, em italiano: Curia Iulia) é um antigo edifício onde eram realizadas assembleias do senado da Roma Antiga, o terceiro a receber o nome de "Cúria". Foi construído em 44 a.C., quando Júlio César substituiu a Cúria Cornélia, reconstruída por Fausto Cornélio Sula, que por sua vez havia substituído a Cúria Hostília. César tomou esta decisão para rearranjar os espaços dentro do Comitium e do Fórum Romano. Essas alterações dentro do Comitium reduziram a importância do edifício do senado, e abriram mais espaço. A obra, no entanto, foi interrompida pelo assassinado de César, no Teatro de Pompeu, onde o senato estava se reunindo temporariamente enquanto o edifício estava sendo terminado. O projeto eventualmente foi concluído pelo sucessor de César, o primeiro imperador romano, Augusto, em 29 a.C..[1]

A Cúria Júlia é uma das poucas estruturas romanas a ter sobrevivido intacta aos dias de hoje, devido à sua transformação na basílica de Santo Adriano no Fórum, no século VII.

História[editar | editar código-fonte]

Existiram diversas cúrias ao longo da história da civilização romana, muitas ao mesmo tempo. O termo Curia indicava apenas um local onde eram realizadas assembleias. Embora o senado de Roma se reunisse regularmente na cúria situada dentro do espaço do Comitium, diversas outras estruturas eram utilizadas para este propósito de acordo com a necessidade, como por exemplo quando o senado precisava se reunir com alguém que não tinha permissão de acesso às cúrias que haviam sido consagradas religiosamente.

A Cúria Júlia foi o terceiro edifício a receber o nome de cúria dentro do Comitium. Cada uma destas estruturas foi reconstruída diversas vezes, porém se originaram de um único templo etrusco construído para homenagear a trégua do conflito com os sabinos. Quando o templo original foi destruído, Túlio Hostílio a reconstruiu e batizou-a com o seu nome (Cúria Hostília). Este edifício perdurou por alguns séculos, até ser destruída por um incêndio; a nova estrutura foi dedicada a seu financiador, Lúcio Cornélio Sula. A estrutura que atualmente se ergue no Fórum Romano é a segunda encarnação da cúria de Júlio César. De 81 a 96 d.C. o edifício foi restaurado, durante o reinado do imperador Domiciano. Em 283, o edifício foi danificado com seriedade por um incêndio, durante o período do imperador Carino,[2] e de 284 a 305 foi reconstruído por Diocleciano. São as ruínas deste período que estão conservadas hoje em dia. Em 412, a Cúria foi restaurada novamente, desta vez pelo prefeito urbano Ânio Eucário Epifânio.

Em 10 de julho de 1923 o governo do Reino de Itália adquiriu a Cúria Júlia e o convento adjacente, da Igreja de Santo Adriano, por 16.000 liras, do Collegio di Spagna.[3]

Referências

  1. Claridge 1998, p. 70
  2. Richardson 1992, p. 103
  3. Roman Senate house Sold (PDF) The New York Times. (11 de julho de 1922). Página visitada em 27-8-2007.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Aicher, Peter J. Rome Alive: A Source-Guide to the Ancient City. Wauconda, Illinois: Bolchazy-Carducci, 2004.
  • Claridge, Amanda. Rome. An Oxford Archaeological Guide. Nova York: Oxford University Press, 1998.
  • Platner, Samuel Ball e Thomas Ashby (ed.). A Topographical Dictionary of Ancient Rome. Londres: Oxford University Press, 1929.
  • Stambaugh, John E. The Ancient Roman City. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1988.
  • Richardson, Lawrence. A New Topographical Dictionary of Ancient Rome. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1992.
  • Universidade da Califórnia. Digital Roman Forum. Consultado em 10 de março 2007. Los Angeles, 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cúria Júlia

41° 53′ N 12° 29′ E