Fonte de Juturna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte de Juturna
Fonte de Juturna
Vista geral
Fonte de Juturna
Denário mostrando os Dióscuros dando água para seus cavalos na Fonte de Juturna.
Tipo Templo romano
Geografia
País Itália
Cidade Roma
Localização VIII Região - Fórum Romano
Coordenadas 41° 53' 31.2" N 12° 29' 9.6" E
Fonte de Juturna está localizado em: Roma
Fonte de Juturna
Fonte de Juturna

Fonte de Juturna (em latim: Lacus Iuturnae ou Lacus Juturnae) é uma fonte construída pelos romanos perto de uma nascente no Fórum Romano[1] e que era parte de um santuário dedicado à ninfa aquática Juturna. O nome "Lacus Iuturnae" era utilizado indistintamente para designar tanto a nascente quanto a fonte[2].

Lendas[editar | editar código-fonte]

Segundo a lenda, o santuário marca o local onde os gêmeos divinos Castor e Pólux pararam para dar de beber aos seus cavalos enquanto passavam pela cidade e onde anunciaram a vitória romana na Batalha do Lago Regilo (495 a.C.). Durante o período imperial, quando outra nascente que alimentava a cidade secou. as virgens vestais passaram a utilizar esta para suprir a água necessária aos seus rituais. Acreditava-se, na época que as águas do "Lacus Iuturnae" tinham propriedades curativas. Os idosos e enfermos mergulhavam na nascente com oferendas para assegurar a assistência de Juturna na cura de seus males[3].

Localização[editar | editar código-fonte]

Planimetria do Fórum Romano
Planta do Fórum romano republicano.
Planta do Fórum romano imperial.


Referências

  1. *Eva Margareta Steinby, "Lacus Iuturnae". De Luca, 1989. ISBN 88-7813-193-8, ISBN 978-88-7813-193-4 (em inglês)
  2. Eva Margareta Steinby, "Lacus Iuturnae" in Lexicon Topographicum Urbis Romae. Edizioni Quasar, 1993. B000TGC41S (em inglês)
  3. Scullard, H. H. Festivals and Ceremonies of the Roman Republic. Cornell University Press, 1981. ISBN 0-8014-1402-4 (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]