Quintilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Quintilo
Imperador romano
Quintillus-270-Antoninianus-2,51g-(CNG).jpg
Moeda com a efígie de Quintilo
Governo
Reinado 270270
Antecessor Cláudio II
Sucessor Aureliano
Vida
Nome completo Marcus Aurelius Claudius Quintillus
Nascimento 201
Sirmio (atual Sremska Mitrovica, Sérvia)
Morte 270 (69 anos)

Quintilo (em latim: Marcus Aurelius Claudius Quintillus; Sirmio, 201 d.CAquileia, 270) foi imperador romano durante poucos dias no ano de 270 d.C.. Era irmão do imperador romano Cláudio II. Não se conhece a sua data de nascimento, nem a data exacta da sua morte, nem tão pouco a sua origem, o nome de sua esposa e o de seus filhos. Surgiu no ano de 270, após a morte de Cláudio II devido a uma epidemia de peste, e foi nomeado imperador. Indo contra o costume desta época, foi aceite tanto pelo senado, como pelas províncias que estavam sobre o controle imperial.

Quando ascendeu ao trono, dirigiu-se directamente a Aquileia, que utilizava como base para as suas forças defensivas do norte da península Itálica. Aureliano, antigo colaborador de Cláudio e igualmente aspirante ao trono, estava estacionado como comandante das tropas nas províncias balcánicas e teve que enfrentar as repetidas invasões das tribos germânicas que tentavam cruzar o Danúbio. Devido a uma vitória importante, foi proclamado imperador pelas suas tropas de Panónia e se pôs em marcha para destronar Quintilo.

Precedido por
Cláudio II, o Gótico
SPQRomani.svg
Imperador romano
270
Sucedido por
Aureliano
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Quintilo
Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.