Leão IV, o Cazar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leão IV
Imperador bizantino
Leo iv constantine vi coin.jpg
Leão IV e seu filho Constantino VI
Governo
Reinado 775 - 780
Consorte Irene de Atenas
Antecessor Constantino V
Sucessor Constantino VI
Dinastia Isáurica
Vida
Nascimento 25 de Janeiro de 750
Morte 8 de setembro de 780 (30 anos)
Filhos Constantino VI
Pai Constantino V
Mãe Irene da Cazária

Leão IV, dito Cazar (em grego: Λέων Δ΄, Leōn IV), (25 de Janeiro de 7508 de setembro de 780), foi imperador bizantino de 775 a 780.

Vida[editar | editar código-fonte]

Leão era filho do imperador Constantino V e da sua primeira esposa, a cazar Irene da Cazária (Tzitzak). A sua avó materna era Bihar, um rei cazar. Leão foi coroado co-imperador pelo seu pai em 751, e casou-se com a ateniense Irene em 769. Sucedeu ao seu pai em 775.

No ano seguinte, associou o seu jovem filho, Constantino, a si mesmo como imperador, e sufocou o primeiro de uma série de levantes comandados pelos seus meios-irmãos Cristóvão e Nicéforo, provocados por essa mesma associação. Os pretendentes falhados ao trono tiveram seus olhos vazados, tonsurados e exilados.

Durante o seu curto reinado, Leão combateu o Califado Abássida de Al-Mahdi. O imperador enviou tropas para a Síria sob o comando de Miguel Lachanodracon entre 776 e 778. No entanto, as forças abássidas conseguiram fazer incursões na Anatólia em 776, 779 e 780.

Ao contrário dos seus pai e avô, Leão mostrou-se bastante tolerante para com os iconódulos e colocou no patriarcado de Constantinopla um iconófilo, Paulo de Ciro. Só no final do seu reinado, em 780, é que mandou torturar e executar uma série de oficiais iconódulos. Seguindo o exemplo do seu pai, preparou uma expedição contra os búlgaros de Kardam, mas morreu antes de obter quaisquer resultados.

Leão foi muito influenciado pela sua mulher a imperatriz Irene, e quando morreu subitamente em 780 foi a ela que coube a guarda do seu filho e sucessor, Constantino VI.

Família[editar | editar código-fonte]

Com a sua mulher Irene, Leão IV teve apenas um filho:

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Oxford Dictionary of Byzantium, Oxford University Press, 1991.
Precedido por
Constantino V
Imperador bizantino
775 - 780
Sucedido por
Constantino VI
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.