João IV Láscaris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Julho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
João IV Láscaris
Imperador bizantino
John IV Laskaris miniature.jpg
João IV Ducas Láscaris
em manuscrito do século XV
Governo
Reinado 12581261
Antecessor Teodoro II Láscaris
Sucessor Miguel VIII Paleólogo
Vida
Nascimento 25 de dezembro de 1250
Constantinopla
Morte 1305 (55 anos)

João IV Ducas Láscaris tinha só oito anos quando foi nomeado imperador do Império de Niceia em 1258, após a morte de seu pai Teodoro II Láscaris. Foi o último dos imperadores Láscaris, que tanto fizeram para a restauração do Império Bizantino após a conquista de Constantinopla pelos cruzados durante a quarta Cruzada em 1204. Os regentes nomeados por seu pai foram o burocrata Jorge Muzalon e o Patriarca de Constantinopla Arsénio I, contudo com a morte de Jorge Muzalon, Miguel Paleólogo assumiu a regência.[carece de fontes?] Após a reconquista de Constantinopla por Miguel em 1261, este ordenou cegar a João,[1] tornando-o incapaz para o posto imperial, exilando-o num castelo em mar de Mármara. Em 1290, João reconheceria Andrónico II Paleólogo como imperador.

Referências

  1. Johannes von Müller e James Cowles Prichard, An Universal History: In Twenty-four Books, Volume 2 (1834), Section XXXII, Constantinople, A.D. 1261, p.297 [google books]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • The Oxford Dictionary of Byzantium, Oxford University Press, 1991.


Precedido por
Teodoro II Láscaris
Imperador de Niceia
1258 - 1261
Sucedido por
Miguel VIII Paleólogo