Tibério II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Tibério II Constantino
Imperador bizantino
Solidus-Tiberius II-Sear 421x422.jpg
Soldo de Tibério Constantino, mostrando-o com vestes consulares
Governo
Reinado 574 - 582
Consorte Ino Anastácia
Antecessor Justino II
Sucessor Maurício
Dinastia Justiniana
Vida
Nome completo Flavius Tiberius Constantinus Augustus
Nascimento ca. 540
Morte 14 de agosto de 582 (42 anos)
Filhos Constantina
Cárito

Flávio Tibério Constantino Augusto ou Tibério II Constantino (em latim: Flavius Tiberius Constantinus Augustus; ca. 54014 de agosto de 582) foi imperador bizantino de 574 a 582. Era amigo de Justino II, que o nomeou conde dos excubitores (guardas romanos). Assumiu o controle do Império quando Justino enlouqueceu em 574 e, de modo a aumentar sua popularidade, começou imediatamente a gastar os recursos do tesouro. Com Justino ainda vivo, o general armênio Maurício derrotou, a mando de Tibério, os persas na Armênia.

Com a morte de Justino em 578, Tibério ascendeu plenamente à dignidade imperial e desencadeou ações militares no território do antigo Império Romano do Ocidente, onde negociou a paz com os visigodos na Hispânia e derrotou os mouros na África do Norte. Os eslavos começaram a migrar para os Bálcãs em 579, mas o exército bizantino estava ocupado com os persas e não pôde impedir as migrações eslavas.

Em 582, Tibério adoeceu e Maurício foi nomeado seu herdeiro. Tibério morreu em agosto de 582, entre rumores de envenenamento.

Sua filha Constantina foi casada com Maurício I; seus netos foram massacrados após a deposição de Maurício I, exceto uma neta, Maria, que escapou para a Pérsia e se tornou esposa de Cosroes II da Armênia.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Justino II
Imperador bizantino
574 — 582
Sucedido por
Maurício I


Referências

  1. Vahan M. Kurkjian, História da Armênia, Capítulo XLVII, Os armênios fora da Armênia, Imperador Maurício (582-602)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tibério II