Pula (Croácia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pula Grad - Città di Pola
Brasão de Pula
Latitude 44.88°N
Longitude 13.84°E
Prefeito Boris Miletić [1]
Área (km²) 51,65 km² [2]
População
(2006)
62.080
Fuso horário (UTC) UTC+1 Central European Time

Pula (em italiano Pola e esloveno Pulj) é a maior cidade da Ístria, na Croácia, e localiza-se na extremidade sul daquela península. Sua população é de 58.594 habitantes, dos quais 71,65% são de origem croata (censo de 2001).

A região é conhecida pelo seu clima cadeado pelo mar calmo e pela beleza natural. A cidade tem uma longa tradição na produção de vinho, na pesca, na construção naval e no turismo. Pula é o centro administrativo da Ístria desde os tempos romanos (embora, hoje em dia, a capital do condado croata da Ístria seja Pazin (Pisino em italiano).

Cultura[editar | editar código-fonte]

Anfiteatro romano em Pula.
Mapa histórico do porto de Pula.

Como resultado de sua rica história política, Pula é uma cidade com uma mistura cultural de pessoas e línguas do Mediterrâneo e da Europa Central, antigos e contemporâneos. A arquitetura de Pula reflete estas camadas de história. Os habitantes são normalmente fluentes em línguas estrangeiras, especialmente italiano, frequentemente também alemão e inglês. De 30 de outubro de 1904 a março de 1905 o escritor irlandês James Joyce ensinou inglês na Escola Berlitz; seus alunos eram principalmente oficiais navais austro-húngaros que estavam na base naval local. Enquanto ele estava em Pula, ele organizou a impressão local de seu trabalho The Holy Office (O escritório santo), em que satirizava William Butler Yeats e George Russell.

O compositor de ópera Antonio Smareglia nasceu em Pula e retornou para viver lá.

O médico Robert Koch trabalhou nas ilhas Brijuni, nas proximidades.

Herman Potočnik (pseudônimo Hermann Noordung), um engenheiro aeronáutico e pioneiro da cosmonáutica (astronáutica), também nasceu em Pula.

Georg Ritter von Trapp - herói naval austríaco e líder da famosa familia cantora imortalizada no musical The Sound of Music (apresentado no Brasil como "A noviça rebelde" e em Portugal como "Música no Coração"), viveu em Pula.

Entre os "polesani" (italianos nativos da cidade) está Sergio Endrigo, um dos mais famosos cantores-compositores italianos.

  • Alida Valli
  • Laura Antonelli
  • Rossana Rossanda

Património[editar | editar código-fonte]

Pula, cidade milenar, possui um conjunto riquíssimo de vestígios da época em que pertenceu ao Império Romano. O seu mais famoso ex-libris é o Anfiteatro, localmente mais conhecido como Arena, mandado construir pelo imperador Vespasiano no século I. Encontra-se em razoável estado de conservação, realizando-se espectáculos no recinto, além de visitas ao mesmo e a um pequeno núcleo museológico, com artefactos encontrados nas escavações realizadas no anfiteatro.

Além deste grande monumento, existe um Arco Triunfal, o Arco dos Sérgios, um teatro, e um pórtico, todos eles datados da era romana. Existe também na praça central da cidade um templo dedicado ao culto imperial, transformado em museu.

Cidades gêmeas e cidades parceiras[editar | editar código-fonte]

Cidades gêmeas:

Outras formas de parcerias:

  • Hungria Segedin (Pedido de parceria em 2003.)
  • República da Macedónia Veles (Documento de amizade e cooperação cultural em 2002)
  • Rússia Novorossijsk (Protocolo de parceria e de cidade gêmea em 1997)

Fortes relações de amizade e contatos contínuos são mantidos com as seguintes cidades:

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Croácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.