Brno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Brno
Brno Montage II.jpg
Bandeira oficial de Brno
Brasão oficial de Brno
Bandeira Brasão
Localização da cidade na República Checa
Localização da cidade na República Checa
Coordenadas 49° 11' 43" N 16° 36' 30" E
País República Checa
Região Morávia
Fundação Século XI
Presidente Roman Onderka
Área  
  Total 230,22 km²
População  
  Cidade (26 Março de 2011) 384 277
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)
O horário de verão começa no dia 28 de março e acaba no dia 31 de outubro.
Website: www.brno.cz
Catedral de São Pedro e São Paulo em Brno
Abadia de Santo Tomás, Brno.
Rua Dominikánská no centro da cidade

Brno (Loudspeaker.svg? ouça) (Checo: Brno) (Alemão: Brünn) é a segunda maior cidade da República Checa, em termos populacionais, com aproximadamente 400.000 habitantes dos quais 89.000 são estudantes universitários. Brno é chamada de "cidade dos estudantes" na República Checa e é a capital da região da Morávia. É conhecida em Portugal pelo "circuito de Brno" para desportos motorizados e principalmente pela centena de estudantes portugueses de medicina da Universidade de Masaryk e outros tantos do Programa Erasmus. Para além da Universidade de Masaryk existe, em Brno, a Universidade Tecnológica (VUT) e a Universidade de Mendel, num total de 33 faculdades.

A cidade fica na confluência dos rios Svratka e Svitava e tem uma área metropolitana, que poderá chegar aos quase 800.000 habitantes, de acordo com os censos nacionais realizados no ano de 2011. Brno é o centro do poder judiciário da República Checa, tendo-se estabelecido na cidade o Tribunal Constitucional e Supremo Tribunal Federal, o Supremo Tribunal Administrativo e o Gabinete Supremo do Ministério Público.

Brno dispõe de um aeroporto e possuí dois dos maiores hospitais da República Checa - Fakultní nemocnice u sv. Anny e Fakultní nemocnice Brno. Recentemente, a área do último foi alargada com a construção do campus universitário mais moderno de toda a Europa, o Univerzitní Kampus que engloba a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Desporto.

Foi nesta cidade, no mosteiro da Ordem de Santo Agostinho, onde Gregor Mendel, pai da genética, fez todas as suas experiências e morreu em 1884.

A cidade possuí o circuito de corrida Masaryk Circuit onde são disputados vários eventos automobilísticos. Possui um Centro de Exposições, a funcionar desde 1928, e a Feira Internacional de Engenharia é a sua exposição anual mais conceituada. Brno também hospeda anualmente um Festival Internacional de Fogo-de-Artifício, o Ignis Brunensis, organizado desde 1998 e que acolhe cerca de 200 mil visitantes por dia.

Os principais pontos turísticos da cidade são, o castelo e fortaleza de Špilberk, a Catedral de S. Pedro e S. Pauloe a Catedral de Petrov que se avista ao longe e é muitas vezes considerada o símbolo da cidade. Outro castelo bem preservado na cidade de Brno é Veveří que se eleva acima da barragem de Brno. Outro ponto de visita na cidade é a Vivenda Tugendhat, inscrita como Património Mundial da UNESCO. O centro histórico da cidade foi declarado uma área de conservação urbana na República Checa. A cidade fica inserida numa área protegida da Morávia Karst.

O principal clube de futebol da cidade é o 1.FC Brno.

Nome da cidade[editar | editar código-fonte]

O nome atual da cidade de Brno é derivado do nome da antiga aldeia localizada junto ao rio Svratka, aldeia essa, fundada nesta área em 1000 d.c.. O nome original era Brnen, mas por vezes também se encontram inscrições com o nome de Brvnn ou Brnno. Do latim surgiu o nome Bruna, e do alemão o nome Brünn.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Brno
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Checa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.