Brno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brno
Brno Montage II.jpg
Bandeira oficial de Brno
Brasão oficial de Brno
Bandeira Brasão
Localização da cidade na República Checa
Localização da cidade na República Checa
Coordenadas 49° 11' 43" N 16° 36' 30" E
País República Checa
Região Morávia
Fundação Século XI
Presidente Roman Onderka
Área  
  Total 230,22 km²
População  
  Cidade (26 Março de 2011) 384 277
Fuso horário
  Verão (DST)
CET (UTC+1)
CEST (UTC+2)
O horário de verão começa no dia 28 de março e acaba no dia 31 de outubro.
Website: www.brno.cz
Catedral de São Pedro e São Paulo em Brno
Abadia de Santo Tomás, Brno.
Rua Dominikánská no centro da cidade

Brno (Loudspeaker.svg? ouça) (Checo: Brno) (Alemão: Brünn) é a segunda maior cidade da República Checa, em termos populacionais, com aproximadamente 400.000 habitantes dos quais 89.000 são estudantes universitários. Brno é chamada de "cidade dos estudantes" na República Checa e é a capital da região da Morávia. É conhecida em Portugal pelo "circuito de Brno" para desportos motorizados e principalmente pela centena de estudantes portugueses de medicina da Universidade de Masaryk e outros tantos do Programa Erasmus. Para além da Universidade de Masaryk existe, em Brno, a Universidade Tecnológica (VUT) e a Universidade de Mendel, num total de 33 faculdades.

A cidade fica na confluência dos rios Svratka e Svitava e tem uma área metropolitana, que poderá chegar aos quase 800.000 habitantes, de acordo com os censos nacionais realizados no ano de 2011. Brno é o centro do poder judiciário da República Checa, tendo-se estabelecido na cidade o Tribunal Constitucional e Supremo Tribunal Federal, o Supremo Tribunal Administrativo e o Gabinete Supremo do Ministério Público.

Brno dispõe de um aeroporto e possuí dois dos maiores hospitais da República Checa - Fakultní nemocnice u sv. Anny e Fakultní nemocnice Brno. Recentemente, a área do último foi alargada com a construção do campus universitário mais moderno de toda a Europa, o Univerzitní Kampus que engloba a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Desporto.

Foi nesta cidade, no mosteiro da Ordem de Santo Agostinho, onde Gregor Mendel, pai da genética, fez todas as suas experiências e morreu em 1884.

A cidade possuí o circuito de corrida Masaryk Circuit onde são disputados vários eventos automobilísticos. Possui um Centro de Exposições, a funcionar desde 1928, e a Feira Internacional de Engenharia é a sua exposição anual mais conceituada. Brno também hospeda anualmente um Festival Internacional de Fogo-de-Artifício, o Ignis Brunensis, organizado desde 1998 e que acolhe cerca de 200 mil visitantes por dia.

Os principais pontos turísticos da cidade são, o castelo e fortaleza de Špilberk, a Catedral de S. Pedro e S. Paulo que se avista ao longe e é muitas vezes considerada o símbolo da cidade. Outro castelo bem preservado na cidade de Brno é Veveří que se eleva acima da barragem de Brno. Outro ponto de visita na cidade é a Vivenda Tugendhat, inscrita como Património Mundial da UNESCO. O centro histórico da cidade foi declarado uma área de conservação urbana na República Checa. A cidade fica inserida numa área protegida da Morávia Karst.

O principal clube de futebol da cidade é o 1.FC Brno, mas a cidade vibra na realidade com a sua equipa de Hóquei no Gelo, o HC Kometa Brno.

Nome da cidade[editar | editar código-fonte]

O nome atual da cidade de Brno é derivado do nome da antiga aldeia localizada junto ao rio Svratka, aldeia essa, fundada nesta área em 1000 d.c.. O nome original era Brnen, mas por vezes também se encontram inscrições com o nome de Brvnn ou Brnno. Do latim surgiu o nome Bruna, e do alemão o nome Brünn.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Brno
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Checa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.