Erich Wolfgang Korngold

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Erich Wolfgang Korngold

Erich Wolfgang Korngold (Brno, 29 de maio de 1897Hollywood, 29 de novembro de 1957) foi um compositor austríaco naturalizado norte-americano.

Era filho do crítico musical Julius Korngold. Em sua infância, já demonstrava possuir grande talento para a composição, tendo sido elogiado por Gustav Mahler. Posteriormente, recebeu lições de Zemlinsky. Com apenas treze anos compôs música para o balé "Der Schneemann". Seguiram-se as óperas "Violanta" (1916) e "Die tote Stadt" (1920), que alcançaram imenso sucesso.

A partir de 1934, muda-se, juntamente com sua esposa e filhos, para Hollywood, passando a compor música para o cinema. As trilhas sonoras que escreveu, bem-recebidas pelo público e pela crítica, tornaram seu nome famoso nos Estados Unidos.

Compôs também obras orquestrais, música de câmara, canções, um concerto para violino, e um concerto para piano. Para o piano, compôs três sonatas, a suite "Don Quixote", e várias outras obras.

A sua Sonata n.º 2, opus 2, foi muito elogiada pelo pianista Artur Schnabel, que também foi o responsável pela primeira execução pública da sonata.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências