Lago de Constança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Constança
Foto satélite do Lago de Constança, cortesia NASA.
Localização
Coordenadas 47° 38′ N 9° 22′ E
País Alemanha, Áustria e Suíça.
Características
Altitude 395 m
Área * 536 km²
Profundidade máxima 254 m
Bacia hidrográfica 11.500
Afluentes Reno, Bregenzer Ach, Argen, Radolfzeller Aach, Steinach, Schussen, Dornbirner Ach.
Efluentes Reno.
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago de Constança (alemão: Bodensee) é um lago atravessado pelo rio Reno e situado na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça.

História[editar | editar código-fonte]

O Lago de Constança foi mencionado pela primeira vez pelo geógrafo hispânico Pompônio Mela, por volta de 43 a.C.. Ele observou que o Reno atravessava dois lagos, e lhes deu os nomes latinos Lacus Venetus (hoje Obersee) e Lacus Acronius (hoje Untersee). Plínio o Velho usou o nome Lacus Brigantinus, da cidade romana de Brigantium (hoje Bregenz).

Geografia[editar | editar código-fonte]

Situa-se na fronteira da Alemanha ao norte, da Áustria a leste e da Suíça ao sul; a notar o enclave da cidade alemã de Constança na margem suíça. Ele banha os Länder alemães de Baden-Württemberg e da Baviera, e os cantões suíços de Turgóvia e São Galo.

Sua área é de 536 km². Foi recalculada em 2004, pois o valor anterior de 571 km² correspondia ao nível de cheia e não ao nível médio.

O lago situa-se a 395 m acima do nível do mar e é o terceiro maior lago da Europa Central, depois do Lago Balaton e do Lago Léman. A maior profundidade é de 252 m no meio da sua parte oriental (Obersee). Seu volume é de aproximadamente 55 km³.

O lago tem quatro partes: Obersee, Überlinger See, Zeller See e Untersee. O Reno entra no lago pelo sudeste, através do Obersee, da cidade de Constança e do Untersee, e sai do lago perto de Stein am Rhein. O lago de Constança fornece água para diversas cidades do sul da Alemanha.

O lago de Constança foi formado pela geleira do Reno durante a Era glacial. O Reno, o Bregenzer Ache, e o Dornbirner Ache transportam sedimentos dos Alpes para o lago, diminuindo assim gradualmente a profundidade do lago no sudeste.

Curiosidade geográfica[editar | editar código-fonte]

Mapa do lago Constança.

Não existe um acordo legal sobre onde passam as fronteiras da Suíça, Alemanha e Áustria no lago. Enquanto que a Suíça mantém a idéia de que a fronteira passa no meio do lago, a Áustria considera que o lago está sujeito ao condomínio de todos os três Estados das suas margens. A Alemanha também mantém uma opinião ambígua. Questões legais relacionadas com a circulação de barcos e pesca são regidas em tratados separados.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Cidades banhadas[editar | editar código-fonte]

Áustria[editar | editar código-fonte]

Alemanha[editar | editar código-fonte]

A partir da entrada do Reno, na margem norte ou direita

Suíça[editar | editar código-fonte]

Da entrada do Reno, na margem sul ou esquerda:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lago de Constança