Nikolaus Pevsner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sir Nikolaus Pevsner CBE (30 de Janeiro, 190218 de Agosto, 1983) era um Britânico nascido na Alemanha que trabalhou na área da história da arte, mas especialmente com arquitetura e design.

Filho de um mercador judeu, Pevsner nasceu em Leipzig, Saxônia. Ele estudou história da arte na Universidade de Leipzig, Munique, Berlim, e Frankfurt na Alemanha (PhD 1924), trabalhou na Dresden Gallery (192428) e ensinou na Universidade de Göttingen (192933). Em 1934, mudou-se para Inglaterra para fugir do nazismo e ensinou nas Universidades de Londres, Oxford, Birmingham e Cambridge. Ele assumiu a nacionalidade Britânica em 1946.

Ele é melhor conhecido por uma série de 46 volumes condados, The Buildings of England (1951-74), um dos grandes arquivos do século XX sobre arte escolástica.

Pevsner concebeu e editou a serie Pelican History of Art (1953–), onde muitos dos volumes individuais são tidos como clássicos.

Ele morreu em Londres.

Pevsner como historiador de design[editar | editar código-fonte]

Em cursos de design, Pevsner é mais conhecido por seus clássicos Pioneiros do Desenho Moderno e Origens da Arquitetura Moderna e do design, que são utilizados até hoje em universidades. São trabalhos brilhantes que analisam o nascimento do design moderno. Nesta frase Pevsner resume bem o espírito do design moderno: "Uma cadeira pode ser ao mesmo tempo incômoda e uma obra de arte, mas só um connoisseur ocasional prefere suas qualidades estéticas às utilitárias. A funcionalidade é a primeira de nossa origens". Pevsner é um dos grandes pioneiros da história do design.


Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.