Numídico Bessone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Numídico Bessone Borges de Medeiros Amorim (Lagoa, Açores, 12 de Agosto de 1913Lisboa, 1985), mais conhecido por Numídico Bessone, foi um escultor e medalhista, autor de uma vasta obra que inclui alguns dos mais notáveis exemplares de estatuária pública existentes nos Açores.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e depois pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Aluno brilhante, foi distinguido com o Prémio Nacional de Belas Artes, sendo seleccionado como bolseiro do Instituto de Alta Cultura para estudar em Roma. Casou com Maria Giovanna Giuseppina Emília Brugnara, com quem teve uma filha.

Em Roma, onde também foi bolseiro do governo italiano, cursou escultura na Academia de Belas Artes (1946 a 1949), frequentando depois um curso de especialização em medalhística na Escola de Arte de Medalha de Roma (1950 e 1951).

A sua obra foi apresentada em várias exposições internacionais e está representada no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa, no Museu Carlos Machado, no Museu de José Malhoa e em diversas galerias.

Pertenceu ao Centro de Estudos de Arte e Museologia do Instituto de Alta Cultura, à Associazione Artística Internazionale de Roma e à Accademia Mondiale degli Artísti e Professionisti da Accademia Tiberiana di Roma. Foi ainda membro de honra da União Portuguesa do Estado da Califórnia.

Numídico Bessone é lembado na toponímia do concelho de Oeiras, que lhe dedica uma rua em Terrugem, na feguesia de Paço de Arcos.

Principais obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Andrade, S. (1959), Dicionário Histórico e Bibliográfico de Artistas e Técnicos Portugueses. Lisboa, Tip. Minerva.
  • Massa, Edward C., "Statue of the Portuguese Immigrant", Boletim da U.P.E.C., Souvenir Issue, fevereiro 1964, No. 2, União Portuguesa do Estado da Califórnia - Voz de Portugal, Hayward, Califórnia, 1964.
  • Pamplona, F. (1954), Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses, volume I. Lisboa, Oficina Gráfica, Lda..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]