Nuvens Passageiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nuvens Passageiras
Kauas pilvet karkaavat
Nuvens Passageiras
Finlândia
1996 •  cor •  96 min 
Gênero comédia dramática
Direção Aki Kaurismäki
Produção Erkki Astala
Aki Kaurismäki
Roteiro Aki Kaurismäki
Elenco Kati Outinen
Kari Väänänen
Elina Salo
Sakari Kuosmanen
Markku Peltola
Outi Mäenpää
Música Shelley Fisher
Cinematografia Timo Salminen
Edição Aki Kaurismäki
Idioma finlandês

Kauas pilvet karkaavat (bra/prt: Nuvens Passageiras)[1][2] é um filme do diretor finlandês Aki Kaurismäki que aborda a questão do desemprego. Ele compõe a primeira parte da Trilogia Finlândia, à qual o diretor deu continuidade com os filmes O Homem Sem Passado (2002) e Luzes na Escuridão (2006).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ilona é garçonete no restaurante “Dubrovnik” e Lauri, seu marido, é condutor de bondes elétricos. Os dois ficam desempregados ao mesmo tempo: Lauri perde o emprego numa reestruturação dos serviços de transporte que envolve a demissão de uma parte dos funcionários, enquanto Ilona é demitida quando o restaurante vai à falência. Eles têm dificuldades para encontrar novos empregos. Ilona ouve que, por ter 38 anos, está velha demais para trabalhar em restaurantes. Lauri tem problemas de saúde e perde a carteira de motorista, ficando impossibilitado de trabalhar como motorista de ônibus, como gostaria. Por fim, o antigo porteiro do Dubrovnik, Melartin, sugere que Ilona abra o próprio restaurante. O banco não concede crédito para isso, mas a Sra. Sjöholm, antiga proprietária do Dubrovnik, oferece ajuda. Ilona e Lauri alugam um espaço, contratam os antigos funcionários do Dubrovnik e inauguram o restaurante de nome “Trabalho” (em finlandês, “Ravintola työ”). Depois de um árduo começo, os negócios começam a dar certo.[3]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Assim como nas outras partes da sua “Trilogia da Finlândia”, Kaurismäki retrata a vida de pessoas comuns que se deparam com dificuldades: Lauri e Ilona têm pouco dinheiro. Ao ficar desempregado, Lauri acabara de comprar um televisor a prestações. O filme se passa numa era em que, após o colapso do Bloco do Leste, a Finlândia perdeu importantes parceiros comerciais, afundando-se numa crise econômica em que os índices de desemprego dispararam.[4]

Dedicatória[editar | editar código-fonte]

O filme é dedicado à memória do ator finlandês Matti Pellonpää, que iria interpretar o protagonista masculino. Depois da morte do ator em 1995, Aki Kaurismäki escalou Kari Väänänen para o papel.[5] Além da dedicatória no início do filme, Pellonpää é novamente lembrado no filme: na estante da sala de estar, o retrato do falecido dos personagens principais é um retrato de infância de Matti.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nuvens Passageiras no AdoroCinema
  2. «Nuvens Passageiras». no CineCartaz (Portugal) 
  3. Finnish national filmography, part 12 (films from 1996 to 2000). Helsinki: Edita Prima Oy. 2005. pp. 45–53. ISBN ISBN 951-37-3970-8 Verifique |isbn= (ajuda) 
  4. "Erfolgsmodell Finnland", "Hamburger Abendblatt", em 26 de outubro de 2008 (em alemão)
  5. "Kauas pilvet karkaavat", 2004, por Kari Glödstaf no site filmgoer.fi (em finlandês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de comédia dramática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme finlandês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme independente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.