OGame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
OGame
OGame logo.png
Desenvolvedora Gameforge AG
Motor PHP, AJAX
Plataforma(s) Web browser
iOS (iPad)
Data(s) de lançamento 2002
Gênero(s) Text-based game, Estratégia em tempo real, MMO
Média Internet
Requisitos mínimos Web browser, Acesso à Internet
Controles Teclado, mouse

OGame é um text based massively multiplayer online browser game de gerenciamento de recursos de guerra espacial, com cerca de dois milhões de contas[1] . OGame foi criado em 2000 e é produzido e mantido pela Gameforge AG[2] [3] . OGame está disponível em vários idiomas, e diferentes nacionalidades possuem suas próprias comunidades. O jogo não difere entre a nacionalidade das comunidades exceto em casos raros. Os jogadores geralmente são avisados sobre as novidades e mudança nas regras ou novas versões através dos fóruns oficiais

Desde 22 de outubro de 2009, OGame.org tem um total de 47 universos, incluindo quatro universos usando um novo design. Mais estão sendo adicionados periodicamente. OGame também hospeda o universo "pr0game", com regras diferentes e com 5 vezes a velocidade regular, atualmente listado no OGame.org como Universe 35.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Todos os universos de OGame consistem de três classificações: galáxias, sistemas e slots planetárias. Todos os universos possuem 9 galáxias, cada com 499 sistemas, que contém 15 slots planetárias. Enviar frotas para diferentes galáxias leva mais tempo, enquanto enviar frotas para o mesmo sistema leva menos tempo.

Cada jogador começa com um planeta em uma coordenada destinada aleatoriamente entre a slot 4 e 12, em um sistema e galáxia aleatórios. O primeiro planeta dispoem de 163 campos, que determinam quantas melhorias podem ser feitas na criação do planeta, indiferente do espaço do sistema do jogador. O império do jogador pode compor-se de até n planetas dependendo da sua pesquisa de astrofisica. Toda a construção, pesquisa, e missões são executadas e lançadas de um planeta ou lua. O desenvolvimento é feito pela utilização de três recursos: metal, cristal, e deutério, e também energia e matéria negra. Há modos diferentes de obter esses recursos, inclusive mineração, comércio, e invadir/guerra (ver Combate abaixo). Os jogadores são organizados segundo os seus pontos, com um ponto premiado para todas mil de unidades de recurso investidas em uma construção, pesquisa, naves, ou defesa. Nenhum ponto é dado para recursos não gastos.

Combate[editar | editar código-fonte]

Diferente de muitos outros jogos de estratégia em tempo real, OGame não dá ao jogador o controle constante da sua nave espacial. Em vez disso, o jogador envia a(s) nave(s) a uma posição (usando o sistema de coordenada do jogo) e o que fazer quando a frota chega. Em OGame, o combate é resolvido quando as frotas e/ou a defesa se encontram. O combate realiza-se imediatamente e compõe-se de 1 para 6 rounds. Os ataques de frota são normalmente usados para obter recursos de outro jogador, que é chamado raiding, embora os ataques de frota também possam ser feitos para destruir a frota de um oponente e reunir o campo de destroços criado da batalha. A defesa é construída para defender um planeta contra uma frota inimiga que ataca.e nao e permitido ter 2 contas no mesmo universo pois se o go descobrir pode perder ambas as contas (account multisharing).

Alianças[editar | editar código-fonte]

Uma aliança é um grupo de jogadores que se juntam e é pela maior parte usado para objetivos de solidariedade. As alianças são criadas para jogadores protegerem um a outro de ataques, se juntando em conjunto para invadir outros planetas, ou promover o comércio gratuito entre membros. Os membros de uma aliança podem usar o ACS (Alliance Combat System, Sistema de Combate de Aliança), disponível em alguns universos, sincronizar movimentos de frota e missões com membros da mesma aliança e temporariamente "estacionar" uma frota no planeta de um aliado.

Mercadores[editar | editar código-fonte]

Os jogadores podem contratar um mercador que usa matéria negra para comerciar um tipo de recurso para o outro. O montante de recursos comercializado é limitado para a quantidade do espaço gratuito em edifícios de armazenamento e o montante da matéria negra que o jogador tem.

Pesquisas[editar | editar código-fonte]

No OGame existem 16 pesquisas,divididas em 4 tipos:Pesquisa Básicas (Inclui pesquisas de Laser,Ìons,Plasma,Energia e de Hiperespaço),Pesquisas de motores (Inclui 3 tipos de motores,Motor de Combustão,de Impulsão e de Hiperespaço)Pesquisas Avançadas (Inclui Pesquisa de Espionagem,Computadores,Astrofísica,Rede Intergalatica de Pesquisa e Gravitação) e o Último tipo de pesquisa,as Pesquisas de Combate (Inclui Pesquisa de Armas,Escudo e Blindagem). Por cada Pesquisa efectuada se precisa do dobro para o próximo nível. EX:Pesquisa de energia precisa de 100.000 de metal e 200.000 de cristal para nível 8,para o nível 9 necessitara de 200.000 de Metal e 400.000 de Cristal. No caso da astrofisica, não segue a regra do dobro, mas sim sensivelmente +/- +75% sobre o inicial ( e nao os 100%)

OGame no Brasil[editar | editar código-fonte]

O OGame começou no Brasil em 2006, atualmente contamos com 19 Universos, o universo mais recente é o "Sirius" iniciado em 17 de Abril de 2014.

Premiações[editar | editar código-fonte]

OGame ganhou o Superbrowsergame Award de bronze em 2006.[4]

Referências

  1. LABusinessJournal.org. OGame (em Inglês). Página visitada em 29 de novembro de 2009.
  2. heise online (14 de janeiro de 2005). Multiplayer-Spiele per Webbrowser: Millionenumsätze erwartet (em Alemão). Página visitada em 29 de novembro de 2009.
  3. Wissen & Bildung. Mit Spionage zum Sieg (em Alemão). Página visitada em 29 de novembro de 2009.
  4. Gamesdynamite (4 de outubro de 2006). Special: Die Wahl zum Superbrowsergame 2006 hat gewonnen ... - Druckversion (em Alemão). Página visitada em 29 de novembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]