O Livro das Ilusões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Book of Illusions
O Livro das Ilusões (PT)
Autor (es) Paul Auster
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Género romance
Editora Faber and Faber
Lançamento 2002
Páginas 232
ISBN 0-312-42181-8
Edição portuguesa
Tradução José Vieira de Lima
Editora Edições Asa
Lançamento 2002
Páginas 269
ISBN 972-41-3163-7
Cronologia
Último
Último
Timbuktu
Oracle Night
Próximo
Próximo

Em O Livro das Ilusões, romance da autoria de Paul Auster, David Zimmer entra em depressão após a morte da mulher e dos filhos num acidente de avião. Para fugir ao desespero, David entrega-se à escrita de um livro sobre Hector Mann, um virtuoso do cinema mudo dado como desaparecido em 1929.

Após a publicação da obra, David aceita traduzir as "Memórias do Túmulo", de Chateaubriand, e refugia-se num lugar perdido para fazer face à hercúlea tarefa que se impôs. É então que recebe uma estranha carta proveniente de uma pequena cidade do Novo México, supostamente escrita pela mulher de Hector: «Hector leu o seu livro e gostaria de encontrá-lo. Está interessado em fazer-nos uma visita?». Zimmer, incrédulo, hesita. Mas uma noite uma jovem mulher bate-lhe à porta e obriga-o a decidir-se, transformando para sempre a sua vida.

Narrada pela jovem mulher, a história do extraordinário e misterioso Hector Mann é o fio condutor de "O Livro das Ilusões". Mas o poder descritivo de Paul Auster transporta-nos bem para lá da magia do cinema mudo e mergulha-nos num universo muito pessoal, em que o cómico e o trágico, o real e o imaginado, a violência e a ternura se misturam e se dissolvem.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • The Book of Illusions é o título original desta obra.
  • Em Portugal, "O Livro das Ilusões" foi publicado em 2002 pela Edições Asa.