Paul Auster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Auster, Setembro de 2008

Paul Benjamin Auster (Newark, Nova Jérsei, Estados Unidos, 3 de fevereiro de 1947) é um escritor norte-americano autor de vários best-sellers como Timbuktu, O Livro das Ilusões, A Noite do Oráculo e A Música do Acaso.

Notas biográficas[editar | editar código-fonte]

Licenciou-se em 1970 na Universidade de Columbia e viveu durante quatro anos em França. A sua proximidade à literatura francesa haveria de marcá-lo para sempre. Foi confesso admirador de André Breton, Paul Éluard, Stéphane Mallarmé, Sartre e Blanchot, alguns dos quais traduziu para a língua inglesa. O seu gosto pela tradução é muitas vezes referido pelo próprio, que aconselha os jovens escritores a traduzir poesia para entenderem melhor o significado intrínseco das palavras. Além destes autores, Paul Auster refere ainda como suas influências Dostoiévski, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Faulkner, Kafka, Hölderlin, Samuel Beckett e Marcel Proust.

Em 1998, realizaria o seu primeiro filme, "Lulu on the Bridge". Nos seus livros é evidente a influência cinematográfica norte-americana e as suas histórias desenrolam-se numa sucessão que fazem lembrar um thriller, usando igualmente o método da "caixa chinesa", sucessão de histórias no interior umas das outras. A sua obra parece ser mais apreciada na Europa do que no seu país natal. Actualmente vive em Brooklyn, Nova Iorque, com a sua mulher, (escritora e crítica de arte) Siri Hustvedt. Auster tem dois filhos: Daniel (filho do primeiro casamento com a também escritora e tradutora norte-americana Lydia Davis, entre 1974 e 1978) e Sophie Auster (n. 1987), cantora e actriz de cinema (filha de Siri).

Boa parte da sua história é contada por ele como se fosse uma autobiografia. "Da Mão para a Boca" reúne relatos de sua vida, um jogo criado pelo escritor chamado action baseball, e mais três peças, consideradas por ele mesmo como "fracas". Contudo, em 1981 assina o seu primeiro contrato com uma editora em início de laboração para publicação do seu manuscrito Squeeze Play, sob o pseudónimo de Paul Benjamin, que apenas o publica em edição brochada em 1982, no momento em que aquela já se encontrava em processo de falência. O livro foi apenas distribuído por duas livrarias de Nova Iorque e poucos exemplares foram vendidos. Em 1984, a editora Avon Books (hoje propriedade da HarperCollins Publishers) publica finalmente o referido romance policial.

Obras Publicadas[editar | editar código-fonte]

Ficção[editar | editar código-fonte]

Não Ficção[editar | editar código-fonte]

Coordenações Editoriais[editar | editar código-fonte]

Argumentos para Cinema (guiões/roteiros)[editar | editar código-fonte]

Reconhecimentos, Galardões e Prémios Literários[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Trata-se de um livro de memórias ao estilo de Invenção da Solidão, que versará sobre, entre outros assuntos, as doença e morte da mãe, os protestos anti-guerra do Vietname em que participou na Columbia University, o casamento e divórcio com a escritora Lydia Davis, a sua vida com Siri Hustvedt. Blurb:«Paul Auster, incansável criador de ficções e de personagens inesquecíveis, vira agora o olhar para si próprio e para o sentido da sua vida. As descobertas da infância e as experiências da adolescência, o compromisso com a escrita - que marcou a sua entrada para a idade adulta -, as viagens, o casamento, a paternidade, a morte dos pais... Uma vida que transborda das páginas deste Diário de Inverno, um definitivo autoretrato construído com a paixão e a transbordante criatividade literária que são as marcas distintivas da identidade deste escritor amado pelos leitores e admirado pela crítica.»
  2. Com publicação prevista nos EUA para 11 de Novembro de 2013
  3. Publicado em Portugal pela Asa a 10/09/2013.
  4. Lista dos vencedores e finalistas do prémio PEN/Faulkner
  5. The 100 greatest novels of all time: The list
  6. O melhor autor de ficção que a cidade de Nova Iorque tem para oferecer ao mundo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.