Ogata Kenzan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ogata Kenzan
Nascimento 1663
Quioto
Morte 1743 (79–80 anos)
Tóquio
Cidadania Japão
Irmão(ã)(s) Ogata Kōrin
Ocupação ceramista, pintor, oleiro

Ogata Kenzan (尾形 乾山?), originalmente Ogata Shinsei (尾形 深省?), e também conhecido pelo pseudónimo Shisui (Quioto, 1663 — Edo, 1743), foi um pintor e ceramista japonês.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na localidade de Quioto, Ogata Kenzan provinha de uma família rica de comerciantes, e o seu irmão mais velho era Ogata Kōrin (1658 — 1716). Kenzan estudou com o oleiro Nonomura Ninsei, tendo produzido o seu próprio forno. Em 1712, um nobre patrocinou o seu forno, e Ogata então se mudou para a parte leste de Quioto. É considerado um dos mais importantes ceramistas do período Tokugawa, e é associado à cerâmica Kyō. Em 1713, ele passou a residir em Edo (atualmente Tóquio), onde passou o resto da sua vida.

Ogata Kenzan produziu um estilo distinto de relvas pinceladas de forma livre, flores e pássaros como temas decorativos para cerâmica. As suas peças destacam-se pela relação perfeita entre o desenho e a forma. Ele colaborava frequentemente na decoração de cerâmica com seu irmão mais velho, Ogata Kōrin, no estilo que então ficou conhecido como Rinpa.

O ceramista britânico Bernard Leach, escreveu um livro sobre Ogata Kenzan em 1966, intitulado Kenzan and his Tradition, que foi publicado pela editora Faber & Faber, em Londres.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Ogata Kenzan», especificamente desta versão.

Referências

  1. «Ogata Kenzan (1663 - 1743)» (em inglês). Jyuluck-Do Corporation. Consultado em 4 de dezembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.