Orlando: A Biography

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orlando: A Biography
Autor (es) Virginia Woolf
Idioma inglês
País Reino Unido
Editora Hogarth Press
Lançamento 1928
Cronologia
Último
Último
To the Lighthouse
1927
A Room of One's Own
1929
Próximo
Próximo

Orlando (no original em inglês, Orlando: A Biography) é um romance de autoria da escritora britânica Virginia Woolf, publicado em 1928.[1] A novela semi-biográfica baseada em parte na vida da amiga íntima de Woolf, Vita Sackville-West, é geralmente considerado um dos romances mais acessíveis de Woolf. A novela tem sido influente estilisticamente, e é considerada importante no literatura em geral, e particularmente na história da escrita das mulheres e estudos de gênero. A adaptação para o cinema foi lançado em 1992, estrelado por Tilda Swinton como Orlando e Quentin Crisp como Rainha Elizabeth I. O livro não é narrado em fluxo de consciência.

Virginia Woolf, a autora de Orlando - Uma Biografia

Orlando, jovem inglês que nasce na Inglaterra da Idade Moderna e, durante uma estada na Turquia, simplesmente acorda mulher. A personagem é dotada de imortalidade e o livro acompanha Orlando por seus 350 anos de vida. Bem-humorado, é um dos grandes exemplares do modernismo inglês e um dos ápices da arte literária de Virginia Woolf.

Há um lado quixotesco em Orlando, que trabalha as ambiguidades da identidade feminina e masculina e suas relações com a condição humana. A transformação da personagem em mulher é vista como um acontecimento cotidiano, bem como seus amores. Como na maioria dos romances de Virginia Woolf, o tempo, enquanto variante literária e estilística, é um dos temas do romance. Trata-se de uma preocupação em relacionar o tempo da história (350 anos de história britânica e de vida de um personagem) e o tempo da narrativa.

Adaptação para o teatro[editar | editar código-fonte]

A obra de Woolf encenada pela diretora Bia Lessa, foi apresentada na temporada inaugural do Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro em 1989, o elenco contou a participação dos atores Fernanda Torres, Julia Lemmertz, Cláudia Abreu, Marcos Oliveira, Dany Roland e Otávio Muller Em 2004 Betty Gofman, Natália Lage, Vanessa Gerbelli, Rodrigo Penna e Dany Roland estrearam uma nova montagem do espetáculo Orlando, no Teatro Dulcina, no Rio. O espetáculo fez parte do projeto Inventário do Tempo, também com a diretora Bia Lessa.[2]

Referências

  1. Catherine Lavender (5 de novembro de 1999). Virginia Woolf, Orlando: A Biography (1928) (em inglês). Library.csi.cuny.edu. Página visitada em 26 de abril de 2012.
  2. Itaú Cultural: "Orlando". Itaucultural.org.br.