Ossufo Momade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ossufo Momade
Ossufo Momade
Nascimento 30 de janeiro de 1961 (63 anos)
Ilha de Moçambique
Cidadania Moçambique
Ocupação político, militar

Ossufo Momade (Ilha de Moçambique, 30 de janeiro de 1961) é um político moçambicano. Desde 17 de janeiro de 2019, é o presidente da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o principal partido de oposição no país. Assumiu o posto de presidência do partido de forma interina após a morte do líder Afonso Dhlakama em maio de 2018 e, após um congresso interno no início do ano seguinte, foi eleito presidente da RENAMO.[1]

Em 1° de agosto de 2019, Momade concordou em renunciar a violência e assinou um acordo de paz com o presidente moçambicano Filipe Nyusi em uma remota base militar da RENAMO no Parque Nacional da Gorongosa. Como consequência, o acordo selou a última insurgência armada da RENAMO. Posteriormente, uma segunda cerimónia do acordo ocorreu na Praça da Paz em Maputo, onde Momade declarou que ele e demais integrantes da RENAMO se concentrariam em manter a paz e a reconciliação nacional.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Momade nasceu na Ilha de Moçambique, quando o país ainda era uma colónia portuguesa. É filho de Alide Zainabo e de Ossufo Momade Sr. Estudou na Escola Elementar Luís de Camões e, a partir de 1973, na Escola Comercial Pêro da Covilhã. Em 1978, aos dezassete anos, Momade alistou-se no exército.

Quando a Guerra Civil Moçambicana eclodiu, Momade foi sequestrado por rebeldes anticomunistas. Acabou sendo persuadido a se juntar à RENAMO, a qual estava sob a liderança de Afonso Dhlakama, e com o passar do tempo assumiu o comando das operações da organização rebelde nas províncias centrais de Manica e Sofala.

Em 2007, Momade foi eleito secretário geral da RENAMO, posição que deteve até 2013, quando a passou para Manuel Bissopo, para assumir o cargo de chefe da defesa e segurança do partido. Com a morte de Dhlakama, tornou-se presidente interino em 2018 e formalmente presidente eleito da RENAMO em 2019.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências