Ouvido externo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ouvido externo
Gray907.png
Orelha externa e média, abertas a partir da frente. Lado direito.
Gray904.png
A aurícula. Superfície lateral.
Latim auris externa
Gray assunto #229 1033
MeSH External+Ear
Dorlands/Elsevier Outer ear

Ouvido externo é a porção exterior do ouvido, que capta o som e o transmite por um canal ao ouvido médio. O ouvido externo é composto de duas partes: O pavilhão auditivo, também conhecido como orelha e o conduto auditivo externo.[1] As partes que são vitais para o sentido auditivo localizam-se alguns centímetros para dentro do esqueleto e da orelha. O ouvido externo faz parte de três seções anatômicas ou partes distintas que incluem ainda o ouvido médio e o ouvido interno.[2]

A função principal do pavilhão auditivo é coletar sons, agindo como um funil e direcionando o som para o conduto auditivo. Outra função é a filtragem do som, processo este que ajuda a localizar a origem dos sons que chegam ao individuo. Além disso, no caso dos humanos, o processo de filtragem seleciona sons na faixa de frequência da voz humana facilitando o entendimento.

Já o conduto auditivo externo tem a função de transmitir os sons captados pela orelha para o tímpano além de servir de câmara de ressonância ampliando algumas frequências de sons.

Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ouvido externo