Paçoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paçoca feita de carne seca triturada e farinha de mandioca
Paçoca num restaurante de culinária nordestina no Rio de Janeiro

Paçoca é um prato típico da culinária do Brasil. De origem indígena, é feita à base de farinha de mandioca e carne seca[1] .

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "paçoca" procede do termo tupi pa'soka[1] , termo este formado pela junção de paba, terminar, com soka, socar[2] , numa alusão ao modo como era originalmente feita: socando-se a carne e a farinha no pilão[3] .

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

No Nordeste do Brasil, a paçoca é um prato típico e muito degustado durante os festejos juninos. Em Minas Gerais, existe um evento anual chamado Festa Nacional da Paçoca[4] em Bonito de Minas que festeja a paçoca tradicional feita de carne bovina. Em São Paulo, na cidade de Pilar do Sul, existe o Festival da Paçoca.[5] No Paraná,[6] a paçoca faz parte da tradição culinária.

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 244.
  2. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
  3. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. p. 178.
  4. Calendário de Eventos FESTA NACIONAL DA PAÇOCA Secretaria de Turismo de Minas Gerais. Visitado em 15 de Julho de 2008.
  5. Festival da Paçoca e Encontro de Tropeiros foram algumas das atrações de maio Prefeitura de Pilar do sul (20 de junho de 2008). Visitado em 15 de Julho de 2008.
  6. Pratos Típicos Paranaenses: Paçoca de Carne Secretaria de Estado da Cultura - Paraná da Gente. Visitado em 15 de Julho de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.