Paixão (2.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paixão II
Living Passion II (EN)
Pasión II (ES)
Paixão (2.ª temporada)
A hora da vingança
Informação geral
Formato Telenovela
Género Drama
Romance
Suspense
Vingança
Duração 60 minutos
Criador(es)
  • Filipa Poppe
  • Joana Andrade
Elenco
País de origem Portugal
Idioma original português
Episódios 177
Produção
Produtor(es)
  • SP Televisão
  • SIC
Tema de abertura "Paixão", HMB
Tema de encerramento "Paixão", HMB
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição
Transmissão original 5 de março de 2018 – 24 de setembro de 2018
Cronologia
1.ª temporada
Programas relacionados Paixão

A segunda e última temporada de Paixão foi produzida pela SP Televisão e emitida pela SIC, de 5 de março de 2018[1] a 24 de setembro de 2018. A telenovela foi escrita por Filipa Poppe e Joana Andrade.

Foi protagonizada por Margarida Vila-Nova, Albano Jerónimo, Joana Solnado e Marco Delgado. As gravações decorreram no Algarve e na África do Sul.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sete meses depois, Catarina conta ao pai que vai ter uma nota brilhante a Educação Visual e o pai fica feliz.

À saída do tribunal, Zé é libertado pois não foram encontradas provas suficientes para o incriminar. O Dr. Antunes, Júlia e Tomás saem atrás dele, furiosos.

No quarto do hospital, Luísa vê a notícia da libertação de Zé na televisão. Tem tudo preparado para voltar para casa. Catarina e Miguel entram nesse momento e Catarina abraça a mãe. Miguel tenta consolá-la mas Luísa não se conforma com a impunidade de Zé. A médica que a seguiu vem despedir-se e elogia a sua recuperação.

Luísa, Miguel e Catarina caminham pela praia e a criança percebe que a mãe está triste. Ao longe alguém os fotografa mas não percebemos quem é.

Em África do Sul, Helena está no cemitério a por umas flores na campa da avó quando recebe uma chamada de Nazaré.

Na fábrica de laranjas, Laura canta os parabéns a Camila e a Filipe por seis meses de namoro. Os dois riem-se da parvoíce de Laura e até acham piada.

Na herdade, Bé e Teresa conversam e nenhuma delas está muito próxima dos pais, desde que Afonso e Ana Rita se foram embora. Teresa também não perdoa o pai por ter encoberto Zé em tribunal.

João tenta fazer Isabel reagir mas esta sente que os filhos todos a abandonaram. Isabel comenta que Zé foi absolvido e recrimina o marido por não ter dito a verdade. João pega-lhe na mão e tenta levá-la a jantar fora mas Isabel não tem disposição. Teresa surpreende a mãe com a presença de Bé que abraça a mãe.

Na casa de acolhimento, Joana vê um vídeo na net, desanimada. Guilhas agora é um youtuber famoso e ela sente muitas saudades dele, mesmo quando ele lhe dedica vídeos.

Tiago traz Vera de volta depois de um fim de semana com ele e com Bé. Bárbara ja tinha saudades dela. Mostra-lhe uma fotografia que recebeu de Vicente que foi ao Aquário Vasco da Gama, em Lisboa, com o avô. Ao ver Joana triste, Vera tenta consolá-la.

Luísa regressa a casa e encontra a família toda feliz, à sua espera. Apesar de todos os cuidados, Luísa está ausente, com a cabeça noutro sítio. Luísa não perdoa o facto de João não ter dito a verdade em tribunal.

Tomás treina no ginásio e sente muita raiva de Zé por este ter sido absolvido. Luísa vai cumprimentar o irmão que fica feliz por tê-la de volta à casa.

Na cidade do cabo, Nazaré conta a Helena que ela não era filha de Carlos e Amélia. Não sabe pormenores, só que ela é filha de uma família com dinheiro. Helena fica sem saber o que pensar.

Na casa de acolhimento, Teresa dá as boas vindas a António, um jovem problemático. Este fica impressionado por ela lutar boxe.

Tomás vai ao encontro de Zé no resort e Zé propõe-lhe que continuem a trabalhar juntos. Tomás quase que lhe bate mas Zé imobiliza-o. Ainda se pegam à pancada e Alice assiste a tudo ao longe. Depois de Tomás ir embora, Alice aproxima-se e oferece ajuda e Zé repara que esta tem vestida a farda do resort de Miguel.

Durante a festa de noivado de Bé e Tiago, Zé consegue que o vídeo da morte de Sofia seja mostrado aos convidados e à família de Sofia excepto Afonso. Isabel agride João e pergunta onde está o corpo da filha. Teresa expulsa o pai da festa e ela, Bé e Isabel choram a morte de Sofia.

João diz a Duarte que a morte de Sofia foi um acidente e que não disse nada por Isabel mas Duarte diz a João que ele fez tudo isso por ele mesmo porque ele é um cobarde. Duarte diz ao cunhado que ele devia desaparecer e João sai arrasado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Margarida Vila-Nova Luísa Marreiros
Albano Jerónimo Miguel Guerreiro
Joana Solnado Helena Sequeira
Marco Delgado José «Zé» Mascarenhas
João Reis Duarte Marreiros
Cláudia Vieira Teresa Galvão
José Mata Afonso Galvão
Maria João Abreu Isabel Galvão
António Capelo João Galvão
Custódia Gallego Ofélia Vaz
Adriano Luz Francisco Vaz
Manuel Cavaco Augusto Ribeiro
Rosa do Canto Bárbara Oliveira
Maria João Pinho Alice Oliveira Dias
Patrícia Tavares Marina
Débora Monteiro Conceição «São» Oliveira Gomes
João Baptista Vasco Vaz
Oceana Basílio Diana Bastos
Rui Melo Jacinto «Jay C» Gomes
Joana Ribeiro Ana Rita Sobral
Pedro Sousa Tomás Marreiros
Bárbara Lourenço Isabel «Bé» Galvão
Inês Herédia Júlia Marreiros
Rita Blanco Maria Paula Martins Guerreiro
António Pedro Cerdeira Henrique Ribeiro
Bárbara Norton de Matos Mónica Marques
Tiago Teotónio Pereira Luís «Lou» Vaz
Inês Aires Pires Camila Silva
Miguel Nunes Filipe Guerreiro
Lia Carvalho Laura Ramos
Frederico Barata Tiago Lopes
Inês Aguiar Vera Veloso
Lourenço Mimoso Manel Bastos
Matilde Serrão Catarina Marreiros
Madalena Aragão Inês
Diogo Valente Fábio Manuel da Costa Alves
Joana Lucas Joana Nunes
João Maneira Xavier
Laura Dutra Carolina
Diogo Fragata Vicente Pinto
Francisco Fernandez Sandro

Média[editar | editar código-fonte]

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2018 Março 24 11,4% 26,4% [2]
Abril 23 11,2% 23,6% ...
Maio 28 10,7% 25,2% [3]
Junho 29 10,5% 25,5% [4]
Julho 26 10,5% 25,4% [5]
Agosto 27 10,2% 24,2% ...
Setembro 20 10,2% 24,0% ...
Total 177 10,7% 24,9%

Referências

  1. «Saiba quando termina a primeira temporada de "Paixão" na SIC». Zapping. 27 de fevereiro de 2018. Consultado em 6 de fevereiro de 2020 
  2. «Audiências TV em Março: Futebol de regresso ao top dos mais vistos com jogos da selecção em destaque». Meios & Publicidade. 3 de abril de 2018. Consultado em 4 de dezembro de 2021 
  3. «Audiências TV: Futebol e Festival da Canção dominaram top de programas mais vistos em Maio». Meios & Publicidade. 6 de junho de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021 
  4. «Quem ganhou e quem perdeu no mês do Mundial». Meios & Publicidade. 3 de julho de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021 
  5. «Audiências TV: Quem subiu e quem desceu no mês de Julho». Meios & Publicidade. 6 de agosto de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021