Espelho d'Água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espelho d'Água
Water Mirror[1] (EN)
Espelho d'Água
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 45 minutos
Estado terminada
Criador(es) Gonçalo Pereira
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 327
Produção
Diretor(es) Hugo Xavier
Câmara multicâmara
Guionista(s)
  • Ana Casaca
  • Catarina Bizarro
  • João Félix
  • Mafalda Ferreira
  • Marta Pais Lopes
  • Miguel Simal
  • Pedro Cavaleiro
Tema de abertura "O Meu Lugar", Amor Electro
Tema de encerramento "O Meu Lugar", Amor Electro
Empresa(s) produtora(s) SP Televisão
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 1 de maio de 2017 – 21 de abril de 2018
Ligações externas
Site oficial

Espelho d'Água é uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão que foi exibida pela SIC de 1 de maio de 2017 a 21 de abril de 2018, substituindo Rainha das Flores e sendo substituída por Vidas Opostas. É a "22.ª novela" do canal.

Escrita por Gonçalo Pereira, tem a colaboração de Ana Casaca, Catarina Bizarro, João Félix, Mafalda Ferreira, Marta Pais Lopes, Miguel Simal e Pedro Cavaleiro como guionistas, a direção de Hugo Xavier, a direção de elenco de Joaquim Horta e a direção de produção de Francisco Barbosa.[2]

Conta com Mariana Pacheco, Vítor Silva Costa, Luísa Cruz, Luciana Abreu, Cristina Homem de Mello, Marcantónio Del Carlo, Lúcia Moniz e Renato Godinho nos papéis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

FasesEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
11991 de maio de 2017 (2017-05-01)3 de dezembro de 2017 (2017-12-03)
21284 de dezembro de 2017 (2017-12-04)21 de abril de 2018 (2018-04-21)

Rita é uma mulher que se sente sozinha no Mundo, e que procura a mãe e o irmão, desaparecidos há vinte anos, depois de o seu pai ter sido assassinado em circunstâncias pouco claras. A mãe, Luísa, profundamente perturbada e que sabe quem cometeu o crime, fugiu logo a seguir, levando consigo o filho ainda bebé, Kiko, e nunca mais deu notícias.

Aos 24 anos, Rita sabe finalmente os nomes dos seus pais, através do dossier do centro que a acolheu em criança. Nesse momento decide abandonar a Marinha, onde faz carreira, transforma a busca pela família a missão da sua vida. Nesse mesmo dia apresenta-se na Faina Norte, a empresa que pertencera ao seu pai. É ali que começa a busca. Mas Rita não imagina que está a pôr-se nas mãos das pessoas que assassinaram o seu pai.

Sara e Fernando, hoje, estão casados e à frente da Faina Norte. Quando Rita chega, é ameaçada a harmonia em que viviam. Apaixonados desde adolescentes, foram eles que planearam e executaram o crime, há vinte anos, com o objectivo de ficarem juntos. Mas o plano não correu exactamente como era esperado. O marido de Sara, Nuno, acabou por não morrer, e houve uma vítima colateral que foi Álvaro, o seu sócio. Tudo o que Sara mais preza – os filhos e a empresa – passa a estar em risco. Por isso, está decidida a impedir Rita de chegar à mãe e de saber a verdade acerca da morte do pai. Mas, apesar dos esforços de Sara, Rita revela-se um perigo muito real.

Hoje, a mãe de Rita trabalha numa plantação de chá nos Açores, em São Miguel. Foi ali que Luísa se escondeu, sob falsa identidade, acreditando que nunca mais teria de se confrontar com o pesadelo que deixara para trás. Só que, afinal, encontra-se muito mais próxima do homem que matou o seu marido do que alguma vez imaginara.

Há vinte anos, Fernando estava para se casar com Carmo, filha dos donos da plantação de chá, mas este abandonou-a no altar, para ficar com Sara. O drama de Carmo marcaria para sempre a família Goulart, uma vez que ela se encontrava grávida de Fernando. E depois de muitas discussões sobre o que fazer com aquela criança, acabam por ser os pais de Carmo a assumir a paternidade do neto.

Quando, vinte anos depois, Fernando descobre que tem um filho e vai atrás dele para o conhecer Luísa fica novamente em perigo.

É nesse momento que Luísa começa a ceder e se dispõe a tentar encontrar a filha, e a enfrentar os pesadelos que a torturam há tantos anos e que a levaram a esconder a terrível verdade de Jaime, o homem com quem vive, e do filho Kiko.

Sara quer livrar-se de Rita e tudo faz para que isso aconteça. Rita, que é uma sobrevivente, não se deixa abater e as duas envolvem-se numa guerra cada vez mais dura, que apenas terminará com a destruição de uma delas. Mas esta é uma luta desigual. Rita tem inicialmente apenas a sua força de vontade e um punhado de amigos. Mas um aliado inesperado, Nuno, que regressa secretamente em busca de vingança contra aqueles que tentaram matá-lo, e que depois tudo fizeram para que fosse acusado da morte do sócio e amigo.

Nesta caminhada, há mais alguém que entra na vida de Rita. Para desespero de Sara, António, o filho mais novo dela e de Nuno, apaixona-se por Rita. É um amor arrebatador, que vai ser posto à prova por Sara, que tudo fará para o impedir, embora em vão. A paixão de Rita e de António vai falar sempre mais alto.

Rita, que sempre sonhou ter alguém com quem partilhar a vida, compreende que António é o homem que lhe está destinado, como se os dois tivessem feitos um para o outro. Também António se rende à evidência da paixão. A história deles os dois é de uma ligação inevitável, que começou quando ainda eram crianças e nunca mais terminará.

Também o reencontro de mãe e filha é inevitável, mas as duas têm feridas profundas para tratar. Acabarão por perceber que tudo o que passaram foi um pesadelo e que saírem dele só depende de ambas.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Mariana Pacheco Rita Faria
Luísa Cruz Sara Vidigal
Vítor Silva Costa António Vidigal
Luciana Abreu Filipa Nogueira
Cristina Homem de Mello Luísa Ferreira
Marcantónio Del Carlo Fernando Montês
Lúcia Moniz Carmo Goulart
Renato Godinho Tiago Vidigal

Elenco recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Marina Mota Sal Silvier
João Ricardo Mário Pereira
Sílvia Filipe Irmã Madalena
Alexandre de Sousa Joaquim Goulart
Inês Curado Clara Baptista
Raquel Baptista
Amélia Videira Matilde Falcão
Liliana Santos Patrícia Lima
Susana Cacela Sofia Pereira
Pedro Lacerda Bruno Gomes
Ana Nave Lucinda Gama
Valéria Carvalho Renata Pires
José Condessa Vítor Gama
António Cordeiro Horácio Gama
Diogo Martins Pedro Gomes
Diana Sousa Lara Cláudia Pereira
Lídia Franco Isabel Goulart
Carla Chambel Eunice Falcão Gomes
Luís Gaspar Jaime Rodrigues
Gonçalo Norton Afonso Goulart
António Maria Francisco «Kiko» Ferreira
Rui Neto Rafael Almeida
Ricardo Carriço Nuno Vidigal
Carolina Torres Inês Reis
Maria Arrais Elsa Pereira
Diogo Nobre André Gama
Rui Luís Brás José «Zé» Paulo

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Diana Chaves Teresa
Filipe Vargas Hélder Gonçalves
Pedro Pernas Inspetor Romão
João Mota Vasco Henriques
João Cabral Álvaro Faria
Joana Brandão Alice
Augusto Portela Agente PJ
Carlos Oliveira Dr. Matias
Elisabete Piecho Advogada
Elsa Valentim Mãe de Raquel
Jorge Estreia Capitão da embarcação de pesca
Joaquim Frazão Hulk
Hugo Costa Ramos Simão
Márcia Leal Voluntária da Refugee SOS
Margarida Serrano Rita (Jovem)
Mauro Hermínio Refugiado
Rita Durão Odete (secretária de Sara)
Teresa Faria Manuela

Produção[editar | editar código-fonte]

A novela teve como título provisório "Verdade ou Consequência".[4]

As gravações decorreram nos estúdios da SP Televisão, na Islândia e nos Açores e nas cidades de Aveiro e Ílhavo.[5] Foram gravados 323 episódios de produção, divididos na sua distribuição internacional em duas temporadas: 202 (T1) + 121 (T2).[1]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Espelho d'Água estreou na 2.ª faixa de novelas a 1 de maio de 2017, em substituição de Rainha das Flores. Divida em 2 fases, entrou nos últimos episódios a 26 de março de 2019 e terminou ainda no mesmo ano, a 21 de abril com 327 episódios de exibição, sendo substituída por Vidas Opostas.

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pela SIC Internacional de 29 de maio de 2017 a 4 de maio de 2018 e em Angola e Moçambique pela Star Mundo.

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Com o lançamento da OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a 24 de novembro de 2020, a novela foi disponibilizada com os seus 344 episódios de produção.[6]

Audiências[editar | editar código-fonte]

A novela estreou a 1 de maio de 2017 das 21:38 às 22:25 e alcançou 13,8% de rating e 27,6% de share, com cerca de 1 milhão e 311 mil espectadores em Live+Vosdal, perdendo para a concorrência direta: Ouro Verde representando uma das piores audiência de uma estreia da SIC nos últimos anos. O episódio teve o seu pico às 21:53 com 14,3% de rating e 28,5% de share com 1 milhão e 358 mil espectadores.[7]

Já no seu segundo episódio, liderou o horário contra a novela Ouro Verde da TVI, marcando 13,3% de rating e 27,5% de share e cerca de 1 milhão e 263 mil espectadores.[8]

No dia 16 de outubro de 2017, a SIC exibiu um Episódio Especial de Espelho d'Água em homenagem aos bombeiros e aos incêndios onde alcançou 9,7% de rating e 26,0% de share com cerca de 940 mil espectadores liderando o horário. E levando a principal concorrente A Impostora (TVI) ao seu mínimo de share com 7,0% de rating e 19,5% de share com cerca de 674 mil espectadores.[9]

No dia 21 de novembro de 2017, Espelho d'Água marcou o melhor valor de sempre ao chegar aos valores do milhão de espectadores ao marcar 10,4% de rating e 29,2% de share com cerca de 1 milhão e 60 mil espectadores em média a acompanhar mais um episódio na novela.[10]

A novela terminou no dia 21 de abril de 2018 com o melhor valor de 2018, 10,3% de rating e 27,2% share, com cerca de 996 mil espectadores. O pico foi às 23h39, quando se sintonizaram 1 milhão e 67 mil espectadores com uma audiência média de 11,0% de rating e 30,8% de share. Ao longo do último episódio, Espelho d’Água esteve sempre na liderança.[11]

Espelho d' Água teve como média final, 8,6% de rating e 23,5% de share com cerca de 817 mil espectadores a acompanhar os 327 episódios. Audiência inferior à sua antecessora Rainha das Flores.

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2017 Maio 27 10,2% 24,7% [12]
Junho 25 8,6% 23,9% [13]
Julho 29 8,8% 23,7% [14]
Agosto 31 8,1% 22,8%
Setembro 30 8,0% 22,9% [15]
Outubro 26 8,6% 23,9% ...
Novembro 28 8,7% 24,6% [16]
Dezembro 28 8,2% 22,4% ...
2018 Janeiro 30 8,5% 22,6% ...
Fevereiro 28 8,3% 22,9% ...
Março 27 8,6% 23,8% [17]
Abril 18 8,7% 24,1% ...
Total 327 8,6% 23,5%

Prémios[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Por Resultado
2018 7º New York Festivals International TV & Film Awards Telenovela Espelho d'Água Finalista
4ª Edição dos Prémios Áquila Melhor Telenovela Atriz Principal em Televisão Luísa Cruz Venceu
Melhor Telenovela Espelho d'Água Indicado
Melhor Canção em Televisão "O Meu Lugar” de Amor Electro Indicado
Melhor Ator Principal em Televisão Renato Godinho Indicado
Melhor Atriz Secundária em Televisão Lídia Franco Indicado
39º BANFF WORLD MEDIA FESTIVAL – The Rockie Awards Melodrama Espelho d'Água Indicado
13º Seoul Internacional Drama Awards Melhor Atriz Mariana Pacheco Indicado

Referências

  1. a b «SIC Content Distribution | WATER MIRROR». SIC Content Distribution. Consultado em 3 de novembro de 2023 
  2. «Reencontro com o passado…». TBA. Consultado em 3 de novembro de 2023 
  3. «"Espelho D'Água": Leia a sinopse oficial da nova novela da SIC». Zapping TV. 8 de março de 2017. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  4. Sousa, Carlos (19 de dezembro de 2016). «Sucessora de "Rainha das Flores": Nova novela da SIC já tem nome provisório». Zapping. Consultado em 3 de novembro de 2023 
  5. Sousa, Carlos (10 de janeiro de 2017). «Saiba onde se vai passar "Verdade ou Consequência", a nova novela da SIC». Zapping. Consultado em 3 de novembro de 2023 
  6. «Conheça algumas das apostas do OPTO SIC nas séries, filmes e novelas». Zapping. 3 de novembro de 2020. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
  7. Pedro Pinto (2 de Maio de 2017). «Saiba como estreou "Espelho D'Água", a nova novela da SIC». Zapping. Consultado em 1.º de Fevereiro de 2018 
  8. «Segundo episódio de «Espelho d' Água» vence TVI nas audiências | A Televisão». A Televisão. 3 de maio de 2017 
  9. «Saiba como correu o episódio especial de "Espelho D'Água"». Zapping. 17 de outubro de 2017. Consultado em 23 de novembro de 2021 
  10. «"Espelho D'Água" sobe e regista o melhor valor de sempre!». Zapping. 22 de novembro de 2017. Consultado em 23 de novembro de 2021 
  11. «Audiências: Saiba como correu o último episódio de "Espelho D'Água" | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 30 de setembro de 2018 
  12. «Saiba como foram as audiências das novelas em maio de 2017». Consultado em 7 de junho de 2017 
  13. «Saiba como foram as audiências das novelas em junho de 2017» 
  14. «Consolidado: Novelas descem em agosto de 2017» 
  15. «Saiba como foram as audiências das novelas em setembro de 2017 [Live+Vosdal] | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 3 de outubro de 2017 
  16. «Audiências Novembro: Generalistas reforçam posição». Meios & Publicidade. 6 de dezembro de 2017. Consultado em 4 de novembro de 2021 
  17. «Audiências TV em Março: Futebol de regresso ao top dos mais vistos com jogos da selecção em destaque». Meios & Publicidade. 3 de abril de 2018. Consultado em 4 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]