Por Ti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Por Ti
For You[1] (EN)
Por Ti
Hoje e sempre
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 50 minutos
Estado finalizada
Criador(es) Artur Ribeiro
Desenvolvedor(es) Alexandre Castro
Elenco
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 261
Produção
Diretor(es) Jorge Queiroga
Câmara multicâmara
Guionista(s)
  • Jorge Andrade
  • Ana Lúcia Carvalho
  • Andreia Vicente Martins
  • Cândida Ribeiro
  • Filipa Poppe
  • Manuel Carneiro
Tema de abertura "Leva-me a Viajar (Associação Sara Carreira Version)", vários intérpretes
Composto por Sara Carreira
Tema de encerramento "Leva-me a Viajar (Associação Sara Carreira Version)", vários intérpretes
Empresa(s) produtora(s) SP Televisão
Localização
Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 7 de março de 2022 – 9 de março de 2023
Ligações externas
Site oficial

Por Ti é uma telenovela portuguesa produzida pela SP Televisão que foi exibida pela SIC de 7 de março de 2022 a 9 de março de 2023, substituindo A Serra e sendo substituída por Flor sem Tempo. É a "30.ª novela" do canal.

Escrita por Alexandre Castro a partir de uma ideia original de Artur Ribeiro, tem a colaboração de Joana Andrade, Ana Lúcia Carvalho, Andreia Vicente Martins, Cândida Ribeiro, Filipa Poppe e Manuel Carneiro como guionistas, a direção de Jorge Queiroga, a direção artística de Carla de Sá, a direção de produção de Bruno Oliveira e a realização de Bruno Marques de Oliveira, Jorge Queiroga, Ricardo Inácio e Tiago Alvarez Marques.[4]

Conta com as atuações de Filipa Areosa, Lourenço Ortigão, Rita Blanco, Dalila Carmo, Sandra Faleiro, João Reis, Luís Esparteiro e Duarte Gomes nos papéis principais.[5][6][7][8]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na freguesia de Rio Meandro, existem duas aldeias em plena guerra entre si. Cada uma delas é totalmente distinta uma da outra: a Aldeia Velha é habitada por conservadores e tradicionais que subsistem da terra, enquanto que a Aldeia Nova é recém-habitada por novos-rurais, ecologistas, agricultores de produtos sustentáveis, jovens famílias e artistas.

Quando Mia Amado descobre que o conceituado escritório de advogados onde trabalha a usou para perder um caso que prejudicou dezenas de inocentes, decide ir à procura de paz e de sarar feridas e então, foge da vida confortável que tinha em Lisboa e muda-se para Rio Meandro, escondendo os reais motivos de ter regressado. E é ai que a história começa. À medida que as paisagens idílicas e a essência daquela terra a conquistam, depara-se com uma guerra entre a Aldeia Nova e a Aldeia Velha pela sua sobrevivência devido ao projeto de construção de uma barragem, liderado por Renata, que vai submergir uma das aldeias.

Renata Jones nasceu com o nome de Joana Pires, e quando era criança, morava juntamente com Clara, a sua mãe, até serem as duas injustamente escorraçadas de Rio Meandro, acabando por mais tarde por perder a sua mãe, e com isso, a ingenuidade que lhe restava, passando a sua infância sozinha, de orfanato em orfanato. Renata não sabe quem é o seu pai, e ainda menos que o seu pai é também o pai de Rui, Matias, uma vez que quando era mais novo e ainda casado, Matias envolveu-se com Clara numa relação que durou pouco tempo até ao dia em que ela lhe disse que estava grávida. Com receio que a traição fosse descoberta, foi um dos principais instigadores à expulsão de Clara da aldeia, nunca tendo assumido a paternidade de Renata.

Sentindo-se cada vez mais sozinha e na tentativa de esquecer quem foi em tempos e o quão sofreu, decidiu mudar de nome. Ao mesmo tempo, o destino traz-lhe Marco Jones, que enquanto sua secretária pessoal, aprendeu a usar a força e determinação na vida empresarial. O casamento chegou pouco depois e só terminou no dia em que Marco morreu, ficando a empresa Jones a cargo de Renata. Por mais que durante anos tentasse fugir ao passado, Renata nunca deixou de ser a Joana. Tudo o que procura, é apaziguar a dor do sofrimento que causaram à sua mãe ao expulsarem-na de Rio Meandro, por isso, quer mandar abaixo uma das aldeias.

Ainda em Rio Meandro, é retratada uma guerra feroz entre as famílias Amado e Guerreiro. O real motivo desta guerra é o facto de há mais de trinta anos Paulo Amado e Helena Guerreiro terem namorado no passado. Tudo corria bem, até ao momento em que pede a Helena que o acompanhe numa viagem pela Ásia, mas, no dia da sua partida, um equívoco faz com que fique convencido de que Helena está a traí-lo. Destroçado, viaja sozinho e quando regressa a Lisboa, abre um restaurante que em poucos anos se torna numa referência da cidade. Durante este período conhece Mónica, com quem se casou, nascendo dessa relação a sua filha Mia. Um ano antes do começo da história, devido a um esgotamento nervoso, afastou-se de vez do restaurante, e por isso, Mónica convence-o a mudarem-se para Rio Meandro e a investirem num negócio de agricultura biológica. O que Paulo não esperava é que essa mudança o levasse para perto de Helena, reacendendo uma chama de amor toldada pelo ódio, mas que será difícil de apagar.

Já no ponto de vista de Helena, que nem sequer desconfia que Paulo acha que ela o traiu, pensa que ele a deixou pendurada e foi sozinho para a Ásia sem nenhuma explicação. Por causa disso, ela perdeu a fé no amor e até o entusiasmo pela sua profissão, ser médica. Quando apareceu a oportunidade para fazer residência num hospital de província, perto da sua aldeia natal, não hesitou porque sentia precisar de uma mudança. Quando lá chega, reencontra Rui Guerreiro, que é o presidente da junta de Rio Meandro. Ele vive na Aldeia Velha desde sempre e sabe, melhor do que ninguém, do que Rio Meandro precisa para prosperar, em especial as necessidades da Aldeia Velha. Apesar de no papel Rui ser Presidente das duas aldeias, na prática, não consegue pôr de lado a rivalidade centenária entre as duas aldeias. Ele e a sua família sempre estiveram do lado que achavam certo do Rio, o da Velha, e, assim, vão continuar. Quando Helena foi estudar medicina para Lisboa, achou que a tinha perdido, mas desde que ela voltou para a terra nunca mais a largou. Casaram, tiveram um filho e Helena tornou-se médica em Rio Meandro e estava tudo bem até Paulo reaparecer na sua vida. Com ele, voltaram as borboletas na barriga de Helena, a necessidade de sair da rotina, o desejo de aventura, o coração a saltar pela boca. Ela não quer nada disso na sua vida agora e vai esconder a sua raiva na rivalidade com a Aldeia Nova para esconder o que sente. Mas o amor vai falar mais alto outra vez e tudo vai mudar.

O filho de Helena e Rui é o Afonso. Ele, apesar de viver numa aldeia conservadora, acredita no progresso, tecnologia e modernidade. Talvez, por isso, julgue que a barragem trará muitos benefícios para a zona e para o país, e será aceite pela população local. Acredita que a barragem irá manter intacta a localidade onde nasceu, mas está enganado. E quando perceber que, afinal, pode ser a aldeia da sua família a desaparecer e ser deslocada para outro ponto da região, tentará defendê-la e, ao mesmo tempo, manter a sua posição na empresa responsável pela construção da barragem.

Apesar de pertencerem a lados opostos da barricada, quer no que diz respeito ao projeto da barragem como à infindável guerra entre as suas famílias e aldeias, Mia e Afonso apaixonam-se. Sentindo o dever de defender o local onde vive, apesar da atra­ção por Afonso, Mia decide que este não vai levar a sua em frente.

Tal como a filha, Mónica juntamente com Paulo também estão contra a construção da barragem e será a primeira a investigar Renata para tentar descobrir as suas verdadeiras intenções.

Apesar de tudo, Mia acaba por precisar da ajuda de Afonso, uma vez que o seu ex-namorado, Gabriel Almeida Borges, um homem obcecado e louco, aparece na aldeia disposto a reconquistar o amor de Mia, dê por onde der... nem que para isso a tenha de raptar e levá-la para Lisboa. E para isso até pode contar com Rui, que não quer que Afonso se junte com a filha de Mónica e está disposto a ajudá-lo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Filipa Areosa Mia Amado
Lourenço Ortigão Afonso Campos Guerreiro
Rita Blanco Joana Pires / Renata Jones (nome falso)
Dalila Carmo Mónica Amado
Sandra Faleiro Helena Campos Guerreiro
João Reis Paulo Amado
Luís Esparteiro Rui Guerreiro
Duarte Gomes Gabriel Almeida Borges

Elenco regular[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Alexandra Lencastre Isabel Brito
Fernando Luís Miguel Brito
Diogo Martins Nuno Macedo
Paula Lobo Antunes Constança Melchior
Jorge Corrula José «Zé» Pinho Ferreira
Mafalda Vilhena Alexandra «Xana» Pinho Ferreira
Rui Melo Bernardo Melchior
Dânia Neto Armanda Silva
João Baptista António «Tó Calhau» Pinho Ferreira
Diogo Amaral Dieter Weissemuller
Raquel Tavares Dulce Esperança
Jorge Mourato Manuel «Neca» Pinho Ferreira
Bruno Cabrerizo Orlando Jesus
Giuseppe Casanova
Bárbara Lourenço Mary Louise Blake
Matilde Reymão Luísa Melchior
Maria Emília Correia Amélia Campos
João Maria Pinto Matias Guerreiro
Carlos Areia Tomás «Tosso» Soares
Beatriz Frazão Rita Melchior
Simão Fumega Simão Brito
Paula de Magalhães Lara Brito
Francisca Salgado Adelaide Soares Costa

Atores convidados[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
José Raposo Eugénio Pereira
Ruy de Carvalho Hilário Domingues

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Participação especial[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Cleia Almeida Clara Pires
Orlando Costa Sargento Silva
Beatriz Godinho Alice
João Harrington Sena Lucas
Sandra Rosário Amélia (jovem)
Gonçalo Botelho Matias (jovem)
Diogo Garcia Alfredo
Joel Branco Diamantino
Mafalda Teixeira Fábia
Afonso Vilela Lourenço
Ana Mafalda Crítica
Ator/Atriz Personagem
Andreia Rodrigues Ela própria

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Valada é utilizada como cenário para a aldeia fictícia Aldeia Nova na telenovela.
Vila Chã de Ourique é utilizada como cenário para a aldeia fictícia Aldeia Velha na telenovela.

Daniel Oliveira, diretor de programação da SIC, confirmou que a telenovela já se encontrava em pré-produção.[9] A ideia original da telenovela partiu de Artur Ribeiro, tendo sido desenvolvida por Alexandre Castro.[3] Originalmente a telenovela chamava-se “Como um Rio” para retratar o conflito de um projeto de construção de uma barragem que acabaria por emergir uma das aldeias fictícias da novela, porém foi alterado por causa do problema entre a SIC e os Delfins para usarem a sua música como tema de genérico para “Por Ti”, retratando no novo título o amor do casal protagonista.[10][11][12]

Os trabalhos da telenovela começaram a 15 de novembro de 2021, com gravações no concelho de Cartaxo em Valada e Vila Chã de Ourique, sendo Cartaxo usado para dar vida à freguesia fictícia Rio Meandro e ainda Valada e Vila Chã de Ourique usadas para dar vida às duas aldeias fictícias Aldeia Nova e Aldeia Velha respetivamente, e também contando ainda com gravações nos estúdios SP Televisão.[13][14] Finalizados os trabalhos da telenovela a 9 de junho de 2022, fechou com 206 episódios de produção.[15][16]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Dalila Carmo, foi o primeiro nome falado para o elenco após a sua saída da TVI, andando em negociações com o diretor de programação da SIC Daniel Oliveira para estar no elenco principal da novela, tendo as negociações chegado a bom porto e aceitou o convite do canal.[17][18] Com a transferência de Lourenço Ortigão para a SIC, foi revelado que juntamente com Filipa Areosa iriam se juntar a Dalila no elenco principal para serem o casal protagonista da história.[19] Consoante a revelação que a SIC iria ter um peso pesado vindo da TVI para se juntar ao elenco principal já formado por Lourenço, Filipa e Dalila, foi revelado que se trataria do ator Luís Esparteiro.[20] A eles juntam-se Rita Blanco e Duarte Gomes para darem vida aos antagonistas da história.[21][22] Por fim, juntam-se ainda Sandra Faleiro e João Reis para constituir o restante elenco principal.[7]

Com a saída permatura da atriz Alexandra Lencastre na segunda temporada de Amor Amor, foi confirmado pela SIC que a atriz iria integrar o elenco de uma das suas próximas telenovelas, tratando-se da novela.[23][24]

Maria Emília Correia, Diogo Amaral, Diogo Martins, Bárbara Lourenço, Fernando Luís, João Baptista, Rui Melo, Beatriz Frazão, Carlos Areia, Joel Branco, Paula Magalhães, Simão Fumega, Francisca Salgado, Jorge Mourato, Paula Lobo Antunes, Jorge Corrula, Matilde Reymão, Bruno Cabrerizo, Dânia Neto, Raquel Tavares e Mafalda Vilhena e Ruy de Carvalho constituem o restante elenco, com a participação especial de José Raposo e Ruy de Carvalho.[25][26][27][28][29][30]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Por Ti, anteriormente conhecida pelo seu título provisório Como um Rio, estava programada para estrear na 2.ª faixa entre o fim de março e o início de abril de 2022, porém devido à aproximação audiométrica entre a ficção da SIC e da TVI estar a diminuir, foi adientada para a 1.ª faixa e alterou a estreia da novela para o início do mês de março, empurrando Amor Amor para a 2.ª faixa e A Serra, a sua antecessora, para a 3.ª faixa devido à estreia ter ocorrido mais cedo que o previsto.[11][31][32][33] Com o insucesso da novela e juntamente com o facto de não ter cumprido com as expectativas de voltar à liderança, a novela passou para a faixa que estaria inicialmente prevista a partir de 30 de maio devido à ‘última semana’ de Amor Amor e também por causa da estreia de Lua de Mel a 6 de junho.[34] Uma vez que Lua de Mel também não resultou audiometricamente, foi novamente transferida, desta vez provisoriamente, para a 3.ª faixa a 19 de setembro devido à estreia de Sangue Oculto, passando a contar com 30 minutos de duração, e mais tarde, a 14 de novembro, trocou de faixa com Lua de Mel, regressando à 2.ª faixa (que seria para inicialmente dar destaque apenas à sua ‘semana especial’, acabando por se manter na faixa mais devido aos seus bons resultados audiométricos alcançados, uma vez que o plano inicial seria regressar à faixa apenas quando Lua de Mel terminasse) e também um pouco depois à sua duração normal ainda no mesmo mês, no dia 29, com o fim de Lua de Mel e regressando à 3.ª faixa a 30 de janeiro de 2023, devido à estreia de Flor sem Tempo.[35][36][37][38]

A promoção arrancou a 28 de janeiro de 2022, com foco no casal protagonista Mia e Afonso, tendo a estreia da novela ocorrido a 7 de março.[39][40] A campanha de ‘últimos episódios’ arrancou a 20 de fevereiro de 2023, tendo a novela terminado a 9 de março.[41][42]

Tema de genérico[editar | editar código-fonte]

Inicialmente prevista a música "Sou como um Rio" dos Delfins para o tema de génerico, o canal e a banda não chegaram à acordo, e foi escolhida a música "Leva-me a Viajar (Associação Sara Carreira Version)" de Sara Carreira, que é usada como hino da Associação Sara Carreira para o tema do genérico.[12][43][44]

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Na OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a novela teve todos os seus episódios de exibição na SIC disponibilizados na plataforma, tendo em todos os seus episódios antestreias com um ou vários dias de antecedência à emissão dos episódios, à exceção do 1º episódio.[45]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Tema Intérprete(s) Personagem tema Notas
"Leva-me a Viajar" vários intérpretes Associação Sara Carreira Version; Tema de genérico
"A Minha Aldeia" Tatanka
"Amor de Água Fresca" Dina
"Bom Rapaz" Os Quatro e Meia ft. Carlão Afonso e Tó Calhau
"Bomba" Anaquim
"Bricabraque e Pechisbeque" Ala dos Namorados e Manuel Marques
"Chama Por Mim" Miguel Araújo
"Coisinha Sexy" Ruth Marlene Armanda e Tó Calhau
"Como Se Te Fosse Perder" Anselmo Ralph e Diogo Piçarra Afonso e Mia
"Do meu ao teu correio" Nena
"Mau Feitio" Joana Espadinha
"Na Banda da Minha Aldeia" Quim Barreiros
"O Cacete (Mulher Polícia)" Joana Dulce
"Por Quem Não Esqueci" Diogo Piçarra Paulo e Helena Versão Live
"Pudesse Eu Mudar" André Sardet e Bianca Barros
"Rio de Mágoa" Mariza Renata
"Vai ter que Rezar" José Malhoa Isabel e Miguel
"Nada a perder" Fernando Daniel ft. Carlão

Audiências[editar | editar código-fonte]

“Por Ti” estreou a 7 de março de 2022 com 11.4 de rating e 22.7% de share, com cerca de 1 milhão e 84 mil espectadores, na liderança absoluta, com um pico de 12.9 de audiência e 24.4% de share.[46]

Ao segundo episódio, “Por Ti” não manteve a liderança frente ao primeiro episódio e marcou 11.1 de audiência média e 22.6% de share, com 1 milhão e 47 mil espectadores, o pico foi de 12.9/25.0%, perdendo para a concorrente “Festa é Festa” (TVI).[47]

No dia 9 de março de 2023, foi exibido o último episódio de “Por Ti”. Com inicio por volta da meia-noite, conseguiu 5.1 de audiência média e 22.6% de share com 488.600 espectadores, na liderança. Teve um pico de 5.3/22.5%.[48] Sendo um dos piores resultados de uma final de uma telenovela da SIC, desde O Jogo em 2006.

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2022 Março 19 episódios 9.7 19.8%
Abril 18 episódios 8.8 18.0%
Maio 22 episódios
Junho 22 episódios
Julho 21 episódios
Agosto 23 episódios 6.4 17.1% [49]
Setembro 22 episódios
Outubro 21 episódios
Novembro 22 episódios
Dezembro 22 episódios ... ... ...
2023 Janeiro 22 episódios
Fevereiro 20 episódios
Março 7 episódios 4.2 20.2%
Total 261 episódios

Prémios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prémio Categoria Por Resultado
2022 Rose d'Or Melhor Telenovela Por Ti Indicado

Notas e referências

Notas

Referências

  1. «SIC Content Distribution | FOR YOU». SIC Content Distribution. Consultado em 12 de julho de 2022 
  2. a b «"Por ti", a nova novela da SIC». SIC Notícias. 15 de fevereiro de 2022. Consultado em 7 de março de 2022 
  3. a b «"Por Ti". A nova novela da SIC que tem a construção de uma barragem no centro da polémica». magg.sapo.pt. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  4. «Por Ti». Hoje e sempre…. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  5. «SIC define título definitivo da nova novela da noite». Zapping. 26 de janeiro de 2022. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  6. Jesus, Vanessa. «'Por Ti'. Luís Esparteiro integra o elenco da nova novela da SIC». Consultado em 1 de março de 2022 
  7. a b «"Por Ti": SIC divulga primeiros detalhes dos protagonistas da próxima novela». NiT. Consultado em 6 de março de 2022 
  8. Televisão, A. «Daniel Oliveira sobre Rita Blanco na novela Por Ti: "As pessoas vão gostar de a odiar"». Consultado em 1 de março de 2022 
  9. «SIC já prepara duas novas novelas para 2021». Zapping. 27 de janeiro de 2021. Consultado em 27 de janeiro de 2021 
  10. «Nova novela da SIC ganha nome! Saiba como se vai chamar». Zapping. 27 de outubro de 2021. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  11. a b Gente, Revista Nova. «SIC - Canal obrigado a mudar nome de novela». Revista Nova Gente. Consultado em 25 de janeiro de 2022 
  12. a b Redacção (24 de janeiro de 2022). «Delfins obrigam SIC a alterar nome da nova novela». infocul.pt. Consultado em 24 de janeiro de 2022 
  13. Gente, Revista Nova. «Bruno Cabrerizo - De volta a Portugal! Ator brasileiro confirmado em nova novela da SIC (Exclusivo)». Revista Nova Gente. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  14. Notícias, Casa das. «Valada e Vila Chã de Ourique vão ser cenários de uma novela portuguesa». Consultado em 5 de março de 2022 
  15. Almeida, Sara. «Dalila Carmo assinala o fim das gravações de 'Por Ti': "Feliz por ter acabado rodeada de amor e colo..."». Consultado em 9 de junho de 2022 
  16. «"Por Ti": Resumo dos próximos episódios». Zapping. 8 de março de 2023. Consultado em 10 de março de 2023 
  17. «Histórica atriz da TVI pode estar a caminho da SIC». Zapping. 2 de março de 2021. Consultado em 2 de março de 2021 
  18. «Após dar nega à TVI, habitual protagonista de novelas estreia-se na SIC». Zapping. 27 de outubro de 2021. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  19. Gente, Revista Nova. «Lourenço Ortigão e Filipa Areosa - Novo casal a caminho! Atores fazem par romântico em próxima novela da SIC». Revista Nova Gente. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  20. «Depois de 25 projetos e 20 anos na TVI, histórico ator ruma à SIC». Zapping. 27 de outubro de 2021. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  21. «Conheça a personagem de Rita Blanco em "Como Um Rio", da SIC». Zapping. 5 de janeiro de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  22. «Conheça Gabriel, o grande vilão de "Como Um Rio", da SIC». Zapping. 6 de janeiro de 2022. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  23. Ferreira, Tiago. «Alexandra Lencastre já sabe quais vão ser os seus próximos projetos na SIC». Consultado em 27 de outubro de 2021 
  24. «Alexandra Lencastre e Rita Blanco Juntas em nova novela da SIC. Saiba tudo sobre a história e quem vai entrar (Exclusivo)». Impala. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  25. Costa, Duarte. «Nova telenovela! SIC contrata três atores da TVI». Consultado em 27 de outubro de 2021 
  26. «José Raposo de regresso às novelas da SIC: veja os novos nomes do elenco de luxo». SIC. Consultado em 27 de outubro de 2021 
  27. «Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula juntos na nova novela da SIC». Fama Show. Consultado em 28 de outubro de 2021 
  28. «Depois de 'O Clube', Matilde Reymão é a nova confirmação para a próxima novela da SIC». Fama Show. Consultado em 28 de outubro de 2021 
  29. SAPO. «Bruno Cabrerizo e Lourenço Ortigão juntos na próxima novela da SIC». MAGG. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  30. Costa, Duarte. «De regresso! Ruy de Carvalho é aposta da SIC para nova telenovela». Consultado em 12 de novembro de 2021 
  31. Gente, Revista Nova. «SIC - Reuniões de emergência! Daniel Oliveira prepara 'contra-ataque' à TVI». Revista Nova Gente. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  32. SIC (24 de fevereiro de 2022). «Já é conhecida a data de estreia da nova novela da SIC, 'Por Ti'». SIC. Consultado em 10 de agosto de 2022 
  33. madre (3 de março de 2022). «Por Ti estreia a 7 de março na SIC». Grupo Madre. Consultado em 6 de março de 2022 
  34. «Em dia de estreia de "Festa é Festa 4", SIC faz mudanças nas noites». Zapping. 30 de maio de 2022. Consultado em 30 de maio de 2022 
  35. Oliveira, Anselmo (12 de setembro de 2022). «Saiba quando estreia a nova novela da SIC, «Sangue Oculto»». Quinto Canal. Consultado em 12 de setembro de 2022 
  36. Tomás, Miguel (10 de outubro de 2022). «'Por Ti' já tem substituta. Tudo o que já se sabe sobre a próxima novela da SIC». Espalha-Factos. Consultado em 12 de outubro de 2022 
  37. «SIC volta a mexer nas noites e troca horário de novelas». Zapping. 14 de novembro de 2022. Consultado em 14 de novembro de 2022 
  38. «"Flor Sem Tempo": Saiba a que horas estreia a nova novela da SIC». Zapping. 29 de janeiro de 2023. Consultado em 31 de janeiro de 2023 
  39. «SIC já promove a nova novela 'Por Ti'». 28 de janeiro de 2022. Consultado em 28 de janeiro de 2022 
  40. «"Por Ti", nova novela da SIC, já tem data de estreia! Saiba quando é». Zapping. 23 de fevereiro de 2022. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 
  41. «Por Ti - Antevisão 20 de fevereiro | Manter a farsa é a grande arma de Renata, mas a confissão de Matias vai deitar tudo a perder! 😱 Vai perder este episódio da sua novela da noite? 🍃... | By SIC | Facebook». www.facebook.com. Consultado em 21 de fevereiro de 2023 
  42. «"Por Ti" termina hoje. Saiba o que se vai passar no último episódio!». Zapping. 9 de março de 2023. Consultado em 9 de março de 2023 
  43. «"Por Ti", nova novela da SIC, tem música de genérico revelada. Ouça-a!». Zapping. 26 de janeiro de 2022. Consultado em 26 de janeiro de 2022 
  44. Televisão, A. «Voz de Sara Carreira imortalizada na nova novela da SIC 'Por Ti'». Consultado em 19 de março de 2022 
  45. «Estreias de março na Opto». mkt.impresa.pt. Consultado em 4 de junho de 2022 
  46. «Audiências: E assim foi a estreia de "Por Ti", na SIC». Zapping. Consultado em 8 de março de 2022 
  47. «Audiências: Saiba como foi o segundo episódio de "Por Ti"». Zapping. 9 de março de 2022. Consultado em 1 de maio de 2022 
  48. «"Por Ti" acabou. Saiba a audiência do último episódio». Zapping. 10 de março de 2023. Consultado em 11 de março de 2023 
  49. «Agosto: TVI liderou manhãs, SIC do almoço ao late night e CMTV nas madrugadas». Meios & Publicidade. 1 de setembro de 2022. Consultado em 1 de setembro de 2022