Parque Nacional das Ilhas do Canal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional das Ilhas do Canal
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização nos Estados Unidos.
Localização Condado de Santa Bárbara e Condado de Ventura
 Califórnia
 Estados Unidos
Dados
Área 249 353,77 acres (km²)
Criação 5 de março de 1980 (34 anos)
Visitantes 537 716 (em 2004)
Gestão Serviço Nacional de Parques
Coordenadas 34° 0' 30" N 119° 25' O

O Parque Nacional das Ilhas do Canal (em inglês: Channel Islands National Park) é um parque nacional composto por cinco das oito ilhas constituintes do arquipélago das Channel Islands, situadas ao largo da costa da Califórnia, Estados Unidos.

As ilhas que pertencem ao parque situam-se na zona compreendida entre Point Conception (perto de Santa Barbara) e o norte de Los Angeles. A sede do parque, assim como o Visitor's Center (centro de visitantes) localizam-se em Ventura.

História[editar | editar código-fonte]

A zona adquiriu o estatuto de "monumento nacional" a 26 de Abril de 1938, tendo sido considerada uma reserva natural em 1976. A promoção a parque nacional ocorreu a 5 de Março de 1980.

O parque possui diversas espécies de relevância nacional e internacional, sendo mais de duas mil espécies de plantas e animais endémicas. Das espécies animais endémicas, apenas quatro são mamíferos; cento e quarenta e cinco espécies são únicas no mundo. O rato veadeiro (Peromyscus maniculatus) é conhecido por ser portador de um tipo de hantavírus (sin nombre). Outras espécies animais presentes no parque incluem:

O parque é zona de passagem de algumas espécies de baleia, como a baleia azul e a baleia cinzenta do Pacífico.

Presença humana[editar | editar código-fonte]

São conhecidos vestígios arqueológicos e culturais com mais de dez mil anos. Embora próximas da costa californiana, as ilhas encontram-se relativamente isoladas e mantiveram-se subdesenvolvidas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O parque estende-se por uma área de 1010 km², metade da qual é marítima. Inclui as ilhas:

  • San Miguel (38 km²)
  • Santa Rosa (214 km²)
  • Anacapa (2,8 km²)
  • Santa Barbara (2,6 km²)
  • Santa Cruz (245 km²), em que 76% da área é posse da Nature Conservancy e 24% pelo Serviço do Parque Nacional dos Estados Unidos.

Recreação[editar | editar código-fonte]

Cerca de trezentas mil pessoas visitam o centro de visitantes do parque em Ventura por ano. O número anual de visitantes das ilhas é mais baixo, cerca de trinta mil. Cerca de sessenta mil pessoas entram exclusivamente na zona marítima do parque por ano.

Durante o Inverno e a Primavera é possível avistar a baleia cinzenta do Pacífico, assim como apreciar a floração nas ilhas. As condições climatéricas da região, aliadas a águas transparentes, tornam o local muito apreciado para o mergulho.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  • The National Parks: Index 2001–2003. Washington: U.S. Department of the Interior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Parque Nacional das Ilhas do Canal