Parque Nacional Everglades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Nacional Everglades
Categoria Ib da IUCN (Área Selvagem)
Parque Nacional Everglades
'
Localização
País  Estados Unidos
Estados  Flórida
Localidades mais próximas Florida City
Everglades City
Dados
Área &0000000000610484.000000610 484 hectares (6 104,8 km2)
Criação 30 de maio de 1934 (89 anos)
Visitantes 1 110 901 (em 2014)
Gestão U.S. National Park Service
Sítio oficial [1]
Coordenadas 25° 19' N 80° 56' O
Parque Nacional Everglades está localizado em: Estados Unidos
Parque Nacional Everglades
Nome oficial: Parque Nacional Everglades
Tipo: Natural
Critérios: viii, ix, x
Data de registro: 1979 (2ª sessão)
Referência: 76
Região: Américas
Ameaçado: 1993-2007
Nome oficial: Parque Nacional Everglades
Data de registro: 4 de junho de 1987

O Parque Nacional de Everglades (em inglês: Everglades National Park) é um parque nacional norte-americano localizado no estado da Flórida, e que serve de proteção a 20% da área original de Everglades. Nos Estados Unidos, é a maior zona tropical, e a maior de qualquer tipo a este do rio Mississipi, e recebe uma média de um milhão de visitantes por ano.[1] É o terceiro maior parque nacional atrás do Vale da Morte e de Yellowstone. Foi considerado como Reserva Internacional da Biosfera, Património Mundial e Terra Húmida de Importância Internacional, um de apenas três locais no mundo a constar nestas três listas.[2]

Muitos dos parques nacionais protegem elementos geográficos únicos. O Parque Nacional de Everglades foi o primeiro a ser criado para proteger um ecossistema frágil. Os Everglades são compostos por uma rede de terrenos pantanosos e florestas alimentados por um rio desde o lago Okeechobee, a sudoeste da Baía da Flórida.[3] O parque representa o local mais importante para a reprodução de aves limícolas tropicais da América do Norte, e inclui o maior ecossistema de mangais do hemisfério ocidental.[4] É o habitat de 36 espécies ameaçadas ou protegidas incluindo a pantera-da-flórida, o crocodilo-americano e o manati, e acolhe 350 espécies de aves, 300 espécies de peixes de água salgada e fresca, 40 espécies de mamíferos e 50 espécies de répteis.[5] A maioria da água fresca do Sul da Flórida, armazenada no aquífero de Biscayne, tem origem no parque.[6]

Os humanos têm vivido há milhares de anos nos Everglades e em seu redor. Em 1882, planejou-se retirar a água da região e trabalhar a terra para uso agrícola e habitacional. Ao longo do século XX, a água vinda do lago Okeechobee passou a ser controlada e direcionada para dar lugar ao elevado crescimento da Região Metropolitana do Sul da Flórida. O parque foi criado em 1934 para proteger a degradação e crescente desaparecimento dos Everglades, e foi consolidado em 1947, quando os principais projetos de construção de canais foram iniciados em todo o sul da Flórida. Os ecossistemas do Parque Nacional de Everglades têm sofrido significativamente pela atividade humana, e a preservação da zona é um assunto político do Sul da Flórida.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Park Statistics». National Park Service. Consultado em 28 de Março de 2017 
  2. Maltby, E., P.J. Dugan, "Wetland Ecosystem Management, and Restoration: An International Perspective" in Everglades: The Ecosystem and its Restoration, Steven Davis and John Ogden, eds. (1994), St. Lucie Press. ISBN 0-9634030-2-8.
  3. Whitney, p. 167.
  4. «Everglades National Park». National Park Service. Consultado em 5 de Dezembro de 2007 
  5. Robertson, pp. 27, 21, 38.
  6. Algumas zonas em Palm Beach County, nomeadamente Highland Beach, recebem a sua água fresca do aquífero, tratando, primeiro, das elevadas concentrações salínicas e minerais antes de a distribuírem para consumo humano. (Town if Highland Beach Water Quality Report[ligação inativa] (2010). 13 de Abril de 2012. (Lodge, p. 39.)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikivoyage Guia turístico no Wikivoyage
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.