Peixe-boi-marinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPeixe-boi-marinho1
Manatee.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1) 2
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Sirenia
Família: Trichechidae
Género: Trichechus
Espécie: T. manatus
Nome binomial
Trichechus manatus
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
West Indian Manatee area.png

O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), também conhecido como manati, manatim, manaí e vaca-marinha,3 é uma espécie de peixe-boi da família dos triquecídeos que pode ser encontrada do litoral dos Estados Unidos até o Nordeste do Brasil. Tais animais chegam a medir até 4 metros de comprimento. É o mamífero aquático mais ameaçado no Brasil. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos-CMA coordena, executa e promove estudos, projetos e programas de pesquisa e manejo para conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente sobre as espécies ameaçadas e migratórias. Sediado na Ilha de Itamaracá-PE, o CMA atua em todo o território nacional, através das bases avançadas nos Estados de Alagoas (Porto de Pedras), Maranhão (São Luís), Pará (Belém), Piauí (Cajueiro da Praia), Santa Catarina (Florianópolis) e Pernambuco (Fernando de Noronha).

O CMA coordena a implementação dos quatro Planos de Ações de Mamíferos Aquáticos do ICMBio (Sirênios, Grandes Cetáceos e Pinípedes, Pequenos Cetáceos e Toninha), além de promover cursos, seminários, reuniões técnicas e eventos de divulgação e intercâmbio científico relacionados ao tema. O Centro mantém importantes projetos, como o peixe-boi-marinho, na sua Sede em Pernambuco, onde se encontra também o Parque Temático Mamíferos Aquáticos, o primeiro parque temático relacionado a mamíferos aquáticos no Brasil, gerido em parceria pelo CMA/ICMBio e pelo Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Manati" se originou do termo caraíba mana'ti.4

Referências

  1. Shoshani, Jeheskel (16 de Novembro de 2005). in Wilson, D. E., e Reeder, D. M. (eds): Mammal Species of the World, 3ª edição, Johns Hopkins University Press, 93. ISBN 0-801-88221-4.
  2. Deutsch, C.J., Self-Sullivan, C. & Mignucci-Giannoni, A. . Trichechus manatus (em Inglês). IUCN 2013. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2013 Versão 2. Página visitada em 10 de março de 2014.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 075.
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 075.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Trichechus manatus
Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.