Pastor americano miniatura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pastor Americano Miniatura
Blue Merle Miniature American Shepherd in Grass.jpg
Pastor americano miniatura
Pastor Americano Miniatura marcação tan
Nome original Miniature Australian Shepherd
Outros nomes Pastor Americano Miniatura
País de origem  Estados Unidos
Características
Altura do macho 36–46 cm
Altura da fêmea 33–43 cm
Pelagem duplo de comprimento médio
Tamanho da ninhada 2-6 filhotes
Expectativa de vida 12-15 anos
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 1 - Cães pastores e boieiros (excepto boieiros suíços)
Seção 1 - Cães pastores
Estalão #367

A Pastor americano miniatura é uma raça de pequenos cães de pastoreio dos Estados Unidos.[1] É muito inteligente e obediente. A raça é frequentemente treinada para esportes caninos, tais como pastoreio, agility, e outros.

História[editar | editar código-fonte]

A Pastor americano miniatura foi desenvolvido na Califórnia no final da década de 1960, com a criação de pequenas cães sem pedigree que seriam Pastores australianos. Esses cães foram criados com o objetivo de manter seu pequeno tamanho, o caráter ativo e inteligência.

A raça foi registrada pela primeira vez com o National Stock Dog Registry em 1980 e foi originalmente chamado de Pastor Australiano Miniatura. Até o início de 1990, eles haviam atingido a popularidade em todo o país americano. Vários clubes promoveram estes cães pequenos, como eles foram registrados e apresentados com várias organizações de raças raras. O primeiro clube e registro da raça, MASCUSA, foi formado em 1990 e sediado em 1993. A raça entrou no Foundation Stock Service do AKC como o Pastor americano miniatura em Maio de 2011. 

Características[editar | editar código-fonte]

Pastor Americano Miniatura é um cão de pequeno porte, com o padrão da raça especificanado uma altura de 14 a 18 polegadas (36-46 centímetros) para o sexo masculino e 13 a 17 polegadas (33-43 centímetros) para o sexo feminino.[2] A estrutura do Corpo sugere força, mas não em volume, com cabeça e pescoço proporcional ao corpo. A linha superior é o nível da cernelha a articulação do quadril. A cauda pode ser bobtail natural, ou pode ser cortada a um comprimento não superior a três polegadas.

A pelagem é de comprimento médio e pode ser reta ou ondulada, com moderada a suavização presente na parte traseira das pernas. Ambos os sexos têm uma moderada juba, que é geralmente mais pronunciada em cães do que em cadelas. O sub-pêlo varia de acordo com o clima em que o cão habita.

As cores de pelagem reconhecidas na raça são preto, merle azul, merle vermelho, e o vermelho (fígado). Marcações tan são permitidas em qualquer lugar ao redor dos olhos e do rosto, bem como sobre os pés, pernas, peito, focinho, parte inferior do pescoço e do corpo, sob a cauda e na parte inferior das orelhas. Manchas brancas são permitidas, mas limitadas, ao focinho, bochechas, cabeça, num total ou parcial, coleira no pescoço e na barriga, peito, pernas dianteiras, patas traseiras ao jarrete. As marcas brancas não devem cobrir mais de 25% da orelha, e marcações brancas no corpo acima das áreas permitidas podem desqualificar o cão da competição.

Temperamento[editar | editar código-fonte]

A Pastor Americano Miniatura é descrita como uma inteligente raça de trabalho, com forte instinto de pastoreio e guarda de rebanho. É fácil de treinar, entusiasta e persistente em direção ao seu trabalho, e é de proteção, devotado e leal a sua família. A Pastor Americano Miniatura não é nem tímido nem agressivo; qualquer comportamento agressivo é uma desqualificação característica de acordo com o AKC.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Pastor Americano Miniatura tem uma vida útil prevista de 12 a 15 anos.[3] Várias doenças crônicas e prejudiciais características genéticas são conhecidas de existir no Pastor Americano Miniatura o conjunto de genes, incluindo Patrofia progressiva de retina(PRA-prcd), catarata hereditária, coloboma, micropthalmia, gene da multi-resistência às drogas(MDR1), displasia da anca, e mielopatia degenerativa canina.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Padrão da raça Pastor americano miniatura» (PDF). CBKC. Consultado em 1 de Maio de 2018 
  2. Club, American Kennel. «Miniature American Shepherd Dog Breed Information». American Kennel Club (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2017 
  3. «Miniature American Shepherd Dog Breed Information» (em inglês) 
  4. «Breed Health». mascusa.org (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.