Boiadeiro australiano de cauda chata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boiadeiro australiano de cauda chata
Nome original Australian stumpy tail cattle dog
País de origem  Austrália
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 1
Seção 2 - Cães de pastor e boieiros (exceto boieiros suíços) - boieiros
Estalão #351 - 6 de junho de 2005

O boiadeiro australiano de cauda chata[a] (em inglês: Australian stumpy tail cattle dog) é um cão descendente do smithfield cattle inglês, levados à Austrália no século XIX, que cruzaram com os dingos. Apesar dos escassos registros sobre trabalhos na época, acredita-se que eram utilizados como animais de trabalho, além de uma variedade considerável sobre o desenvolvimento da raça, o que não permitiu precisão nos dados evolutivos.[1] Como características gerais apresenta estrutura proporcional e robusta, orelhas esticadas e pernas longas, além da falta de cauda longa, sempre inferior aos 10 cm.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Clark, Anne Rogers; Andrew H. Brace. The International Encyclopedia of Dogs. [S.l.]: Howell Book House, 1995. 453 p. ISBN 0-87605-624-9
  2. Australian Stumpy Tail Cattle Dog (em inglês). Australian National Kennel Council. Página visitada em 22 de setembro de 2010.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.