Bearded collie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bearded Collie
País de origem  Reino Unido
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 1
Seção 1 - Cães Pastores
Estalão #217 - 24 de junho de 1987

Bearded collie[Nota] é uma raça canina oriunda do Reino Unido. Considerada uma das raças britânicas mais antigas, acredita-se que tenha sido gerada na Europa Central, junto ao komondor húngaro, embora tenha sido usada para pastorear gado na Escócia. Por ser diferente fisicamente de outros collies, conquistou seu atual nome: barbudo.[1] Fisicamente, é um animal magro, apesar da farta pelagem. Sua expressão é classificada como curiosa e tem sua musculatura fortemente construída.[2]

Referências

  1. Bearded collie (em inglês). American Kennel Club. Página visitada em 9 de novembro de 2011.
  2. Bearded collie (PDF). CBKC. Página visitada em 9 de novembro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Bearded collie
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.