Pausânias (geógrafo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pausânias
Nascimento 115
Morte 180 (65 anos)
Nacionalidade grego

Pausânias (c. 115 - 180 d.C.) foi um geógrafo e viajante grego, autor da Descrição da Grécia, em grego: Periegesis Hellados, obra que presta um importante contributo para o conhecimento da Grécia Antiga, graças às suas descrições de localidades da Grécia central e do Peloponeso.

Não se sabe de onde era originário. Julga-se que Pausânias nasceu numa cidade perto do monte Sipilo, na Lídia (território actualmente pertencente à Turquia). Antes de visitar a Grécia, Pausânias viajou pela Ásia Menor, Síria, Palestina, Macedónia e por partes da península Itálica.

Descrição da Grécia

A Descrição da Grécia (Periegesis Hellados), também conhecida em português como Viagem à Roda da Grécia ou Itinerário da Grécia é composta por dez livros. A obra teria sido escrita entre 160 e 176 d.C.,[nota 1] sendo dirigida ao público da Grécia Antiga. O conteúdo da obra baseia-se em observações próprias do autor e na coleta de informações presentes em obras de outros autores.

Conteúdo da obra

Notas

  1. O livro menciona a sucessão de Antonino Pio por Marco Aurélio (o segundo Antonino) em 161 d.C. (8.43.6), mas não a sucessão de Marco Aurélio em 180

Referências

Bibliografia

Cada livro foi dividido em unidades menores:

Ligações externas