Fócida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Grécia Fócida
Φωκίδα
 
—  Unidade regional  —
Localização da Fócida na Grécia
Localização da Fócida na Grécia
38° 30' N 22° 15' E
Região Grécia Central
Capital Anfissa
Área
 - Total 2 121 km²
População (2001)
 - Total 48 284
    • Densidade 22,76/km2 
 - Estimativa (2005) 49 576
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Horário de verão EEST (UTC+3)

Fócida (em grego Φωκίδα, Phokída ou em grego antigo Φωκίς, Phokis) é uma das divisões clássicas da Grécia e uma das modernas unidades regionais da Grécia. Faz parte da região da Grécia Central. Faz fronteira com a Etólia e Acarnânia (a Oeste), a Ftiótida (a Norte), a Beócia (a Leste) e com o Golfo de Corinto (a Sul). A sua capital é a cidade de Anfissa.

Na Fócida situa-se o famoso monte Parnaso, com os seus quase 2.500 metros de altitude, bem como a histórica cidade de Delfos, conhecida pelo seu famoso oráculo.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

O nome Fócida deriva de Foco, filho de Ornitião, filho de Sísifo.[1] Em sua época, o nome foi dado apenas para o distrito em torno de Titorea e do monte Parnaso, mas no tempo de Éaco o nome já era usado para a região desde a fronteira de Orcômeno, habitada pelos mínios até Escarfea, na Lócrida[2]

História[editar | editar código-fonte]

Na Antiguidade, a Fócida estava rodeada pela Etólia a Oeste, pela Lócrida a Norte, pela Beócia a Leste, e pelo golfo de Corinto. Região relativamente pobre, apta somente para a pastorícia, não teve ao longo da história antiga nenhuma cidade que se destacasse do conjunto das demais.

Antes da invasão dos Persas, a Fócida esteve em guerra contra a Tessália.[3]

Os fócios viram-se envolvidos na Batalha das Termópilas, tendo desguarnecido a retaguarda do desfiladeiro no último momento, e levado à perdição dos que combatiam no estreito. Mais tarde, aliaram-se a Esparta durante a Guerra do Peloponeso, tendo depois envolvido-se nas guerras de Corinto, combatido contra o avanço dos Macedónios, e integrado a Anfictionia de Delfos e a Liga Etólia, tendo depois passado ao domínio romano, fazendo então parte da província da Acaia.

Referências

  1. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 9. 17. 4 - 6: "Dizem que Antíope enlouqueceu e, estando fora de seu juízo, vagava por toda a Grécia; mas Phokos [rei epônimo dos fócios], filho de Ornitião, filho de Sísifo, por acaso encontrou-a, curou sua loucura e depois se casou com ela. Então, Antíope e Foco compartilham o mesmo túmulo. Theoi Project. Antiope (em inglês).
  2. Pausânias, Descrição da Grécia, 2.29.3
  3. Pausânias, Descrição da Grécia, 10.1.3
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.